21.05.2021 · 12:00 · Vereador Professor Riverton
A preocupação com trabalhadores que estão mais expostos à possível contaminação pelo coronavírus levou o vereador Professor Riverton (DEM) a protocolar ofício na Prefeitura Municipal de Campo Grande e na SESAU (Secretaria Municipal de Saúde), solicitando a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores das concessionárias de fornecimento de água e energia da Capital.
Segundo o parlamentar, estes trabalhadores estão diariamente nas ruas, expostos e por isso precisam ser imunizados brevemente.
“Baseado no decreto estadual de que as atividades realizadas pelos profissionais da Águas Guariroba e Energisa são essenciais, solicitei a vacinação destes profissionais, levando em conta o contato diário dos trabalhadores com a população, é um grupo que merece receber atenção”, avaliou o vereador.
Com o objetivo de aumentar o número de imunizados e reduzir a taxa de contágio, o Professor Riverton também protocolou ofício solicitando a vacinação prioritária às mães lactantes.
Em março de 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria, seguindo o que preconiza a Organização Mundial da Saúde, emitiu parecer favorável pela vacinação das mães lactantes, baseando-se no fato que, a mãe estando vacinada, consequentemente imuniza seu filho através do leite materno, que contém anticorpos.
“Deste modo, vacinando uma pessoa, duas seriam imunizadas por consequência, reforçando o propósito de controle e erradicação da doença”, explica.
Vacina e Educação – Após o início da vacinação dos profissionais da Educação no final de abril, luta iniciada em Campo Grande pelo Professor Riverton, o vereador procurou nesta semana o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, em busca da celeridade na vacinação destes profissionais, reduzindo a faixa-etária, levando-se em conta o retorno híbrido às aulas, previsto para 19 de julho, assim como a celeridade na aplicação da segunda dose para aqueles já vacinados.
Nesta quinta-feira (20), teve início a vacinação dos profissionais da Educação a partir dos 18 anos, o que garante maior imunização e segurança para o retorno às aulas e a retomada das atividades escolares regulares.
Assessoria de Imprensa do vereador
Elci Holsback