ícone whatsapp

Durante live, Professor Riverton destaca importância das atividades físicas para a saúde

15.04.2021 · 12:00 · Vereador Professor Riverton

A convite da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Professor Riverton (DEM) participou nesta quarta-feira (14) da live: “Atividade Física e Covid-19. Prevenção, tratamento e Recuperação”, onde foi debatida a importância da prática de atividades físicas durante a pandemia.

O debate foi mediado pelo vereador Dr. Sandro Benites, presidente da Comissão e contou ainda com a participação do vereador Dr. Victor Rocha, vice-presidente e do presidente do CREF-11/MS (Conselho Regional de Educação Física), Joacyr Junior.

Educador físico por formação, Professor Rivertor destacou a importância preventiva e no auxílio na recuperação de doenças.

“Estudos, como da Universidade do Rio de Janeiro comprovam a importância das atividades físicas para prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e do grande mal que é a depressão, problema que teve grande aumento durante a pandemia. No tratamento pós Covid, a atividade física é essencial para a recuperação física e emocional”, alerta o vereador.

O parlamentar ainda defendeu o projeto de Lei 9995/21 que tramita na Casa e foi apresentado em autoria com os vereadores Edu Miranda e Papy, que reconhece a prática de atividades físicas como essencial, assim como os estabelecimentos que oferecem tais atividades.

“Somos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde como profissionais da saúde, mais um motivo para atuar na linha de frente da Covid e na recuperação. Quando fechamos os espaços, passamos a ir na contramão”, defendeu.

Mato Grosso do Sul conta atualmente com 732 academias ativas, sendo 356 em Campo Grande. São ainda 134 estúdios no Estado, 54 deles na Capital. O Conselho conta ainda com 7835 profissionais habilitados, 4.065 deles de Campo Grande.

Segundo o presidente do CREF-11/MS, trata-se de um número relevante de trabalhadores que movimenta a economia, mas, mais que isso, promove a saúde, pois movimenta, literalmente, a população.

Ainda segundo Joacyr Junior, há grande necessidade de leis e decretos para que o setor seja visto como essencial, considerando a atividade fim de promoção da saúde. “O poder público tem que olhar para o setor como uma poderosa ferramenta para diminuir contágio e aumentar a imunidade das pessoas”, disse, salientando ainda outras medidas aliadas à prática de atividades físicas, como alimentação saudável, sono e psicológico”, avalia.

Elci Holsback 

Assessoria de Imprensa do Vereador