ícone whatsapp

Bem público do Brasil

11.11.2021 · 12:00 · Vereador Professor Juari

Em 15 de Novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, acompanhado das tropas militares do Brasil, proclamou a República de nosso país. Dom Pedro II, Imperador brasileiro, partiu com sua família para a Europa, alojando-se em Paris, onde passou seus últimos anos. Deodoro, veterano militar, teve o árduo trabalho de estabelecer a república e a nova Constituição do Brasil.

O conceito vem de Roma, mais de dois mil anos atrás, e passou por diversas transformações em seu significado. Durante o fim das monarquias na Europa e a independência dos Estados Unidos, o conceito voltou à tona, as novas repúblicas se formaram com objetivos de estabelecer a igualdade e liberdade entre o povo, ao invés do domínio de um ou de poucos membros de uma elite como ocorria até então.

A palavra “república” vem de “Rés Publica”, originada do latim que significa “bem público”. O bem público se opõe ao “bem privado”, ou seja, os interesses do povo e da coletividade, não são os interesses de um indivíduo, portanto, os interesses de um Rei não são aqueles dos seus súditos, por mais que possam ser os de uns ou outros.

Em um governo republicano, trabalhamos com o consenso. Ser público não é ser da maioria, mas ser de todos, não devemos e não podemos nos limitar a agir para agradar interesses individuais e privados, nos guiamos pelo bem comum, que busca trazer o melhor para o coletivo.

Esses foram os mesmos ideais que influenciaram o movimento Brasileiro. Como forma de estabelecer a igualdade e a liberdade, o fim do Império do Brasil marcou o início da república. Assim como ser livre e ser igual (perante a lei) são condições intrinsecamente relacionadas (uma não pode existir plenamente sem a outra), no Brasil, elegeu-se a “Ordem e Progresso” como ideais norteadores, conceitos inseparáveis para estabelecer um país que seja desenvolvido.

Buscamos, por meio da política, estabelecer o bem comum, formar consenso e trazer o progresso ao nosso município, eis a boa política que deve ser o horizonte que nos guia. Comemoro a proclamação da república pensando no bem comum e no bem-estar geral da população, pois se o que nos guia não é a virtude da devoção à coletividade, mas o egoísmo e o interesses pessoais é por que não se compreende que o poder emana do povo para o povo.

 Assessoria de Imprensa do Vereador