ícone whatsapp

Papy homenageia mulheres atuantes na área social com a Medalha Celina Jallad

09.03.2023 · 11:42 · Vereador Papy

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Papy (SOLIDARIEDADE) homenageou duas mulheres atuantes na área social com a Medalha Legislativa Celina Martins Jallad, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em Sessão Solene na quarta-feira (8).

Uma homenageada foi a professora Marlene Veiga Espósito também é gestora de ações sociais. Trabalhou na política de Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul e, a partir de 1989, foi convidada para atuar com meninos e meninas em situação de rua em Campo Grande. Também foi Coordenadora de Projetos Especiais na elaboração e execução de projetos de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, trabalho infantil, garantia do direito de crianças e adolescentes a convivência familiar e comunitária e de atenção a adolescentes infratores.

Ainda foi coordenadora de Proteção Social Especial na liderança de equipe multiprofissional na execução de serviços da Política de Assistência Social, de projetos do Programa Escola de Conselhos da UFMS, e do Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Contra a Criança e Adolescente. Também fez parte da equipe do Governo do Estado, que realizou os trabalhos de levantamento das crianças e adolescentes que estavam nas carvoarias de Mato Grosso do Sul, quando teve início o trabalho de erradicação do trabalho infantil no estado. Participou da coordenação Colegiada do Comitê Nacional, foi membro do Comitê Gestor de execução das Medidas Socioeducativas de MS; do Grupo Gestor de Acompanhamento do Plano Estadual das Políticas para a Mulher; do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP/MS).

Por fim, participou do GT-Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária, representando o estado de MS e foi presidente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A outra homenageada foi a Relações Públicas de Campo Grande Lyzia Louzinha Razuck Pinese, que iniciou a carreira profissional como assessora parlamentar no Legislativo Municipal e Estadual, mas há 7 anos tem se dedicado a trabalhos filantrópicos e sociais.

A solenidade Medalha Legislativa Celina Martins Jallad foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT) para homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense. A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13.

Celina Jallad foi a primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis nos anos de 1958 e 1959.

FOTO: Eliza Mustafa/ Assessoria
Assessoria de Imprensa do Vereador