ícone whatsapp

Papy apresenta projeto na 1ª sessão sobre censo de alunos com TEA em Campo Grande

08.02.2023 · 10:44 · Vereador Papy

Clique na imagem para ver a galeria completa

Inclusão continua sendo uma das principais bandeiras do vereador Papy (SOLIDARIEDADE). Pensando na inclusão das crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) o vereador apresentou o projeto do Censo de Inclusão de Autistasna primeira sessão de 2023. Segundo a proposta, todas as escolas de Campo Grande devem comunicar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre matrículas de alunos com TEA.

“Em 2012, foi promulgada a Lei Federal Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Fica clara a importância da realização de um censo para saber quantas alunos com autismo existem nas escolas municipais de Campo Grande, para facilitar e promover uma capacitação mais qualificada dos profissionais da saúde, educação e demais profissionais que atuam com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, defendeu Papy.

A ideia é realizar o censo a cada dois anos nas redes de ensino público e privado para a obtenção de dados, como o grau do TEA, a quantificação, a qualificação e a localização das pessoas com autismo. A partir desses dados, criar o mapeamento de crianças e jovens com TEA para direcionar políticas públicas para o atendimento desse público.

“Nesse sentido, a busca pela valorização e pelo respeito com as pessoas com autismo deve ser constante. Assim, cada vez mais é preciso investir em serviços e pesquisas sobre a remoção de barreiras social e equívoca sobre o autismo”, finalizou Papy.

FOTOS: Eliza Mustafa/ Assessoria

Assessoria de Imprensa do Vereador