ícone whatsapp

Manifestações políticas: Papy convida Yuri Breder para falar sobre Reforma Protestante

03.11.2022 · 4:08 · Vereador Papy

Clique na imagem para ver a galeria completa

Em meio ao momento político que o País vive, o vereador Papy (SOLIDARIEDADE), convidou Yuri Breder, pastor da primeira Igreja Batista de Campo Grande, para falar sobre a Reforma Protestante na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (3), cuja Dia da Reforma Protestante foi celebrado na última segunda-feira (31).

“Essa reforma aconteceu em 1517, na Alemanha, e seu protagonista foi Martinho Lutero, embora outros reformadores tivessem vindo antes dele e esse trabalho iniciado na Alemanha tenha continuado por toda a Europa. Continuou para muito além das suas convicções religiosas, mas lançou e fundou bases para o que a gente tem hoje como bases da nossa sociedade civil e da democracia moderna”, iniciou Breder.

Segundo o pastor, Lutero deixou uma mensagem importante sobre liberdade e as bases de uma sociedade livre. “‘Um cristão é uma pessoa livre de todas as coisas e não está sujeito a ninguém e, ao mesmo tempo, é uma pessoa prestativa e está sujeito a todos’. Em outras palavras, ele diz que a liberdade com a responsabilidade é a base da democracia. É uma característica da vida democrática e levou Lutero e os demais reformadores a transformar a sociedade da sua época”, afirmou Yuri.

Admirador e amigo do pastor Yuri Breder, Papy ressaltou a importância da revolução social por meio da palavra e da atitude de coragem do Martinho Lutero.

“Lutero foi tratado como protestante, como inconformado, como alguém adverso à fé, hoje podemos refletir à luz da história. Se Martinho Lutero não tivesse intervindo naquele momento com a luz das suas teses, se não tivesse sido protestante, se não tivesse ido contra a maré, talvez hoje não tivéssemos tantos reflexos na sociedade como foi com a Reforma Protestante. Lutero fez um grande trabalho quando começa a ler a Bíblia e a traduzir a Bíblia para as pessoas comuns que não tinham acesso como o clero, e o papado e os bispos tinham e começam a ter uma revelação daquilo que tinham errado dentro da própria igreja com a contribuição da laicidade do Estado. O Estado é leigo em relação às questões da Igreja e a Igreja não tem como interferir no Estado”, afirmou Papy.

Além da contribuição dos vereadores para endossar a discussão, o presidente da Casa de Leis, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), agradeceu a presença do pastor nesse momento de ânimos políticos exaltados.

“O senhor veio num dia importante, dia em que os ânimos estavam acirrados. Convivo com alguns pastores e são eles que nos trazem a força com a palavra de Deus para comandar essa Casa. A gente tem que buscar sempre a paz entre os povos e pregar a palavra de Deus”, pontuou Carlão.

Para finalizar, pastor Yuri lembrou que a Reforma Protestante é muito importante porque aborda liberdade e consciência nesse tempo de comoção política, raiva, ódio, de tanto barulho. “A própria existência dessa Casa, a própria existência desse Poder é um reflexo da Reforma Protestante. Existe um lema da Reforma, uma doutrina chamada de ‘depravação total’ de que todo homem foi depravado pelo pecado, de modo que não pode residir sobre um soberano todo o poder, porque aquele ser humano é caído. Então a política não deve ser de uma só pessoa, não deve ser autocrática, não deve ser monopólio de um só pecador. Então deve ser estabelecido um conselho de homens e mulheres virtuosos e este conselho vai ponderar sobre as leis, sobre as atitudes para que elas sejam as mais justas possíveis”, finalizou o convidado.

Assessoria de Imprensa do Vereador