ícone whatsapp

Projeto do vereador Otávio Trad é sancionado e Campo Grande terá campanha de prevenção ao suicídio em pontes e viadutos

08.09.2022 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

A lei 6.916/22 cria a campanha Ponte da Vida que será realizada durante o mês de setembro

 

Com a sanção da lei 6.916/22, do vereador Otávio Trad, no mês de setembro Campo Grande passa a ter a campanha de prevenção ao suicídio “Ponte da Vida”. O objetivo da legislação é desenvolver ações focadas na informação, comunicação e atenção ao suicídio nos locais de maior incidência da prática: nas pontes e viadutos da cidade.

“É simbólico que Campo Grande ganhe mais um instrumento de prevenção ao suicídio durante o Setembro Amarelo. Com isso, nós somamos força para dar mais visibilidade a questões de saúde mental e criamos estratégias para prestar apoio emocional para quem precisa”, destacou Otávio.

Entre as ações previstas na legislação está a fixação de cartazes e faixas com mensagens motivacionais e informar os serviços prestados por associações, fundações, ONGs, entidades e organizações sociais do município que atuam no atendimento de prevenção e combate ao suicídio.

A lei ainda prevê a promoção de palestras e seminários voltados à população em geral e aos profissionais da área de saúde para orientação e atenção sobre análises comportamentais tendentes ao suicídio.

Ponte da Vida – Para criar a campanha nos viadutos e pontes da Capital o vereador Otávio Trad alterou Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande/MS, que vedava a colocação de veículos de divulgação nestes locais.

Agora, de acordo com a Lei Complementar 468, de 24 de agosto de 2022, o inciso II do artigo 84 da Lei Complementar 2.909, de 8 de julho de 1992, permite a divulgação “ao longo das faixas de domínio de vias; ferrovias, viadutos, pontes, passarelas, rodovias federais e estadual, dentro do limite do Município” apenas “quando se referir a associações, fundações, ONGs, entidades, organizações sociais e outras, que atuem na prevenção ao suicídio”. 

Fernanda Palheta

 

Assessora de Comunicação do Vereador