ícone whatsapp

Para vereador, regulamentação de Uber deve priorizar capacitação de motoristas para garantir segurança da população

09.03.2017 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Dando continuidade ao debate sobre a regularização do serviço de transporte de passageiros feito pela empresa Uber, a Câmara Municipal de Campo Grande recebeu na sessão ordinária desta quinta-feira (9), o presidente do Sindicato dos Taxistas, Bernardo Quartin Barros e presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Dorvair Boaventura de Oliveira, que fizeram uso da palavra assim como os representantes dos motoristas da Uber fizeram na sessão ordinária de terça-feira (7).  

Para o vereador Otávio Trad (PTB), a questão é complexa e deve ser analisada com cautela uma vez que a regulamentação do serviço deve contemplar além de direitos e deveres dos motoristas, os direitos dos usuários.

“Me preocupa esta questão da regulamentação no que se refere à segurança dos passageiros. Sabemos que motoristas de táxi e mototáxi recebem cursos de capacitação para poder trabalhar e considero fundamental que motoristas de Uber também sejam capacitados para que eles possam estar aptos a transportar pessoas”.

Para o motorista de táxi Gil Soares do Nascimento, que acompanhou o pronunciamento do vereador, motoristas de Uber e taxistas devem ter direitos e deveres iguais. Taxista há 12 anos, Gil explica que tem de cumprir uma série de exigências para poder trabalhar.

“Primeiro, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deve ser para carteira remunerada. Fazemos um curso no SEST SENAT com duração de 15 dias onde aprendemos português, matemática, quesitos de segurança, comportamento e recebemos orientação sobre pontos turísticos da cidade. Somente depois posso solicitar habilitação na Agetran (Agência Municipal de Transporte).”

O vereador acredita na necessidade de ampliar a discussão para que a regulamentação seja eficaz, mas ressalta que todos os envolvidos devem priorizar a segurança da população campo-grandense. “A segurança é fundamental. Precisamos ter a certeza que os motoristas da Uber estarão aptos a transportar passageiros. Esta é uma questão primordial na regulamentação”.

 

Heloísa Lazarini

Assessoria de Imprensa Vereador