ícone whatsapp

Otávio Trad entrega Títulos de Cidadãos Campo-grandenses para escritoras e professora

29.08.2022 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

As escritoras Carmen Eugênio e Nena Sarti e a professora Socorro Arguelho se tornaram cidadãs campo-grandenses após receberem a homenagem do vereador Otávio Trad (PSD), durante a Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 123 anos da Capital. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (dia 25), no Ondara Palace, no Jardim Veraneio.

“Este ano estou homenageando três mulheres inspiradoras. Professoras e escritoras, que se dedicam para o desenvolvimento da nossa cultura e educação. Como campo-grandense, nascido e criado aqui, tenho muito orgulho em oferecer a Campo Grande novas filhas”, afirmou.

O parlamentar ainda enfatizou a alegria em voltar a celebrar a outorga, que foi suspensa devido a pandemia da Covid-19. “Depois de dois anos é muito especial e simbólico reunir e homenagear tantas pessoas que contribuem para transformar nossa Cidade Morena”, finalizou.

Conheça mais sobre os homenageados:

Carmen Eugênio – A homenageada é nascida no dia 6 de agosto de 1966, natural de Cuiabá-MT, tendo se mudado para Campo Grande-MS no ano de 1974. É professora de Artes, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1988. Carmen também é Bacharel em Direito, graduada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em 1996 e pós-graduada em Direito e Gestão Pública. Atualmente a congratulada é servidora pública municipal, gestora pública da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR. Em sua carreira, também atuou como profissional de cultura e professora de artes. É diretora teatral, compositora, poetisa e violonista desde os sete anos de idade. Publicou sua primeira obra literária, o livro de poesias “Escartelate, Poesia Em Toda Esquina”, em 2021. É membro da Academia Luso-Brasileira de Artes e Poesia (ALBAP) e da Academia de Letras do Brasil, seccional Campo Grande.

Maria Helena Sarti – Mais conhecida como Nena Sarti, é nascida em 11 de janeiro de 1951, natural de Passo Fundo-RS, mudou-se para Campo Grande- -MS no ano de 1988, local em que se dedicou aos estudos, produção cultural literária e ao trabalho em geral, criando raízes desde então em nossa capital sul-mato-grossense. Nena Sarti, é formada em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, é professora aposentada de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, também é Escritora, Poeta e Declamadora Performática. Em 1989 ingressou na União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul onde iniciou sua trajetória de mais de 30 anos dedicada ao fortalecimento e reconhecimento da literatura. A congratulada, é Presidente das Academias de Letras do Brasil do Mato Grosso do Sul e de Campo Grande, fundadora da Academia Romani Ciganos, membro da Academia Feminina de Letras e Artes do Mato Grosso do Sul (AFLAMS) e da Academia Luso-Brasileira de Artes e Poesias.

Socorro Arguelho  – A homenageada é natural de Rio Negro-MS, nascida em 27 de novembro de 1963. Mudou-se para Campo Grande aos 14 anos para trabalhar como empregada doméstica e finalizar seus estudos. No ano de 1986, concluiu o magistério na Escola Estadual Joaquim Murtinho. Em 1998, formou-se em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), possui pós-graduação em educação especial pela UNIC. É servidora efetiva da rede estadual de ensino desde fevereiro de 1991, iniciando sua jornada profissional na Escola Estadual “Maestro Frederico Liberman”, sendo que em 1992 passou a atuar na educação especial, laborando por 22 anos na Pestalozzi da Capital. Em 2002, assumiu novo concurso público, tendo continuado a lecionar no mesmo segmento. Em 2011 retornou a lecionar na educação básica, tendo atuado a partir de então na Escola Estadual Joelina Xavier e Escola Estadual Arthur de Vasconcelos Dias, aposentando-se do serviço público em dezembro de 2014. Desde dezembro de 2016 até o presente momento, tem atuado em prol da coletividade no Sindicato dos Profissionais da Educação Pública de Campo Grande-ACP.

#PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, visto da cabeça até os pés, de camisa branca, gravata amarela, terno preto. Ao lado estão as homenageadas da Sessão Solene de Aniversário de 123 anos de Campo Grande. À direita do vereador, está Nena. À esquerda do vereador, Socorro e Carmen. Ao fundo o palco onde a cerimônia ocorreu. Fim da descrição.

Fernanada Palheta 
Assessoria de Imprensa do Vereador