ícone whatsapp

Aprovado projeto do vereador Otávio Trad que institui o Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas

25.04.2023 · 2:34 · Vereador Otávio Trad

Processed with VSCO with preset

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (25), o projeto de Lei nº 10.727/22 de autoria do vereador Otávio Trad que institui o Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas. O intuito do projeto é dar agilidade e efetividade na localização de pessoas que tenham desaparecido em território municipal.

De acordo com o anuário de 2022, divulgado pelo Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo) da Polícia Civil, atualmente estão desaparecidas 10.842 pessoas, sendo 51% causados por patologias mentais ou uso de drogas. O relatório aponta ainda que 76% são adultos, 17% idosos, 4,95% são adolescentes e 1,55% crianças.

Conforme o vereador, a Lei Federal 13.812, de 16 de março de 2019 criou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e com esse projeto Campo Grande tem a oportunidade de ter o cadastro municipal. “O objetivo é que os órgãos competentes do município sejam integrados e assim possam auxiliar e facilitar na localização dessas pessoas. A agilidade em casos de desaparecimento é crucial para que as famílias tenham um final feliz”.

O cadastro, de acordo com o parlamentar, vai auxiliar não apenas os órgãos municipais e sim a ampla divulgação. “A imprensa tem um papel fundamental quando se fala em desaparecimento. É mais um mecanismo para que Campo Grande se destaque em projetos inovadores e que beneficiem a população”.

Assessoria de Imprensa do Vereador