ícone whatsapp

Aprovada proposta do vereador Otávio Trad que cria campanha de conscientização para TDAH

01.12.2022 · 4:57 · Vereador Otávio Trad

Foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei 10.701/22, de autoria dos vereadores Otávio Trad e Ayrton Araújo, que institui a campanha de conscientização e informação sobre o TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) em Campo Grande.

A proposta segue para a sanção do Executivo Municipal após aprovação na sessão ordinária desta quinta-feira (dia 1º) e tem como objetivo a realização de palestras e seminários para aumentar a visibilidade do tema.

“Uma Casa Legislativa tem que estar atualizada e nós identificamos, através do depoimento de mães e pais, a necessidade de disponibilizar mais informações sobre o TDAH. E com a aprovação do nosso projeto nós estamos inserindo na legislação municipal um programa de conscientização na rede pública para que as pessoas saibam o que é esse transtorno”, destacou Otávio.

De acordo com o texto a Campanha será realizada anualmente no mês de julho. Os debates previstos no projeto contarão com a participação de pedagogos, psicopedagogos, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuem diretamente com o acompanhamento pedagógico e clínico dos referidos transtornos de desenvolvimento.

A Campanha, que terá divulgação na mídia local e nos os órgãos da administração pública direta e indireta, também visa estimular a articulação e ações entre diversos setores, poder público e privado, sociedade civil organizada, escolas e os munícipes, no intuito de reforçar e ampliar o atendimento especializado às pessoas com o transtorno.

TDAH – O TDAH não é considerado doença, mas sim transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) em novembro/2021, de 3% a 5% das crianças de todo o mundo possuem o transtorno.

Fernanda Palheta
Assessoria de Imprensa do Vereador