ícone whatsapp

Maicon Nogueira questiona intervalo de plantonistas nas unidades de saúde: “Fila da triagem enorme”

28.02.2025 · 3:34 · Vereador Maicon Nogueira

Durante a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o vereador Maicon Nogueira, usou a tribuna para indagar, a secretária Rosana Leite sobre as diversas contradições que vem encontrando durante suas visitas surpresas nas unidades de saúde, da Capital.

“Não posso imaginar que seja normal chegar em uma unidade onde você tem oito plantonistas e quatro deles estão no intervalo ao mesmo tempo. Não quero acreditar que isso seja normal. Não pode ser normal, metade de uma equipe estar no intervalo ao mesmo tempo e a fila da triagem enorme”, questionou o parlamentar.

Em seu discurso, Maicon Nogueira afirmou que pretende fiscalizar com veemência para valorizar os bons profissionais da saúde. “O que não pode é ter péssimos profissionais atendendo de forma desumanizada e desabonando aquele bom profissional. Quem está na ponta, quer dipirona, quer que tenha agulha e não quer ter ir na farmácia comprar o insumo”, disse.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

O vereador destacou que a valorização dos servidores municipais deve ser a principal política para adotar dentro da saúde. “Um profissional motivado está ali porque ele está vocacionado, não pelo salário. Agora o que não pode realmente acontecer é pagar 40h, R$ 2.600 para um profissional de psicologia. Temos que rever e não ter vergonha de voltar atrás quando se erra”.

Para finalizar, Maicon Nogueira afirmou que o servidor quer segurança para trabalhar e o usuário necessita de um ambiente seguro e acolhedor. “Sou usuário do SUS há 39 anos e sei muito bem o que é uma mãe ir para uma unidade de saúde nove horas da noite e sair de lá duas horas da manhã, porque talvez os plantonistas não fizeram o revezamento da maneira mais justa possível. O guarda municipal, por exemplo tem que estar na recepção de preferência armado, impondo respeito para que o servidor trabalhe em paz e, que sobretudo o usuário se sinta no ambiente acolhedor. Muitos desses desafios, que tenho vistos nessas visitas, acredito que é ajuste de gestão. E Casa tem que politizar menos a saúde e se colocar na posição de ajudar mais, e vamos cobrar que as emendas cheguem e que sejam realmente executadas”, garantiu o vereador.

Assessoria de Imprensa do Vereador