ícone whatsapp

Vereadora Luiza Ribeiro se reúne com técnicos da Solurb para tratar da conservação, reforma e segurança na UTR

07.02.2025 · 10:11 · Vereadora Luiza Ribeiro

Na última quarta-feira (05), a vereadora Luiza Ribeiro (PT) esteve com técnicos da Solurb para discutir sobre a necessidade de reforma e conservação das instalações da Usina de Triagem de Resíduos (UTR) e também sobre como reformar a segurança no local. A reunião foi realizada com o diretor da concessionária, Bruno Velloso, e abordou vários pontos relativos à conservação e reforma do imóvel e sobre reintegradas reclamações das Cooperativas de Catadores diante da vulnerabilidade do local, que tem sido alvo de furtos recorrentes.

A Usina de Tratamento de Resíduos é um local onde cooperativas de catadores trabalham na separação de diferentes tipos de materiais recicláveis para sustento das famílias cooperadas. Em funcionamento desde de 2015 são aproximadamente 150 pessoas trabalhando, em média 600 famílias que dependem da coleta seletiva realizada pela Solurb.

O espaço abriga quatro instituições que trabalham com a triagem de materiais recicláveis: a Associação ATMARAS e as Cooperativas Novo Horizonte, CATA MS e COOPERMARAS.

Ocorre que desde o ano passados as Cooperativas têm sido vítimas de furtos de materiais recicláveis, em razão de fragilidades nas estruturas construtivas do local, estando necessitando de uma reforma de todas as instalações o que nunca foi feita desde a data de 2015, quando as atividades das cooperativas tiveram início.

Durante a conversa, Velloso confirmou que a UTR sofreu diversas invasões de meliantes, resultando no aumento dos furtos de materiais recicláveis, trazendo prejuízos à renda dos cooperados. No entanto, garantiu que a empresa atendeu à solicitação dos trabalhadores e reforçou a segurança na área.

“A atuação dos catadores é essencial para a reciclagem e a destinação correta dos resíduos na cidade. Eles precisam de um ambiente seguro para trabalhar. A Prefeitura precisa viabilizar uma reforma ampla no local, não só no prédio, mas também nas instalações. Essas reclamações, entre outras, são sempre narradas pelos profissionais da reciclagem que prestam um valioso serviço ambiental e não recebem investimentos ou aporte financeiro por todo trabalho que realizam”, destacou Luiza Ribeiro.

Assessoria de Imprensa da Vereadora