ícone whatsapp

Vereadora Luiza realiza ato no Dia da Mulher pela criação da Secretaria Estadual da Mulher

07.03.2025 · 12:11 · Vereadora Luiza Ribeiro

Neste sábado (08), Dia Internacional da Mulher, a vereadora Luiza (PT) promoverá um ato público em defesa da criação da Secretaria Estadual da Mulher em Mato Grosso do Sul. A mobilização ocorrerá a partir das 8h30 no centro de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, e contará com a participação de lideranças femininas, movimentos sociais e cidadãos comprometidos com a causa.

O ato busca pressionar o governo estadual a criar a Secretaria Estadual da Mulher para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. Os números são alarmantes: só nos primeiros meses de 2025, seis mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. Dados do SIGO, SUJUSP/MS e TJMS apontam que, no estado, a cada 10 dias uma mulher é assassinada por razões de gênero, a cada 5 dias uma mulher ou menina é estuprada, e diariamente cerca de 60 mulheres denunciam violência doméstica.

“Em Mato Grosso do Sul, estamos atrasados na implementação de políticas públicas para as mulheres. No Brasil, 19 estados e o Distrito Federal já possuem Secretarias Estaduais da Mulher, enquanto aqui seguimos com uma estrutura insuficiente para enfrentar essa realidade”, destacou Luiza Ribeiro.

A vereadora reforça a necessidade de ações governamentais em diversos âmbitos para garantir a valorização da mulher e combater toda forma de machismo, opressão, exploração e violência. Ainda em 2023, Luiza enviou uma indicação ao governador Eduardo Riedel solicitando a transformação da atual subsecretaria em uma secretaria, o que proporcionaria mais autonomia e eficiência na implementação de programas voltados à prevenção da violência, apoio às vítimas e promoção da igualdade de gênero.

A mobilização do Dia Internacional da Mulher será um momento de luta e reivindicação por um estado mais seguro e igualitário para todas as mulheres. “Precisamos de compromisso efetivo do governo para garantir que nenhuma mulher tenha seu futuro interrompido pela violência”, concluiu Luiza Ribeiro.

Paulo Victor

Assessoria de Imprensa da Vereadora