ícone whatsapp

Cursos profissionalizantes fazem parte de medidas socioeducativas na Capital

29.09.2020 · 12:00 · Vereador Junior Longo

Parceiros da Prefeitura ofertam cursos para adolescentes em conflito com a lei, para que possam ter um melhor retorno na sociedade.

 

Publicada em Diário Oficial em 2018, a Lei nº 6.135/2018, de autoria do vereador Junior Longo, que institui o programa de capacitação técnica e profissional, do adolescente que esteja cumprindo, ou tenha cumprido medida socioeducativa, no âmbito do Município de Campo Grande/MS.

A lei visa a reinserção social do adolescente, que esteja cumprindo ou tenha cumprido medida socioeducativa, nos termos do que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, “Nosso intuito é priorizar como política pública de nível municipal, a qualificação técnica e colocação profissional do adolescente, que já tenha tido contato com medidas socioeducativas, que já sofriam com a exclusão social antes do acometimento do ato infracional e também após arcarem com a consequência de seus atos”, disse o Vereador. Durante a pandemia, as medidas socioeducativas estão suspensas pelo poder judiciário, por isso neste momento estão suspensos, os cursos que são ofertados através de parceiros como: FUNTRAB, FUNSAT, CIEE, SENAC, entre outras. 

O projeto foi visto com tanta importância, que quando foi votado todos os vereadores pediram para assinar em conjunto, passando a ser tratado como um projeto da Casa de Leis. A lei está em vigor desde 2018 e fala sobre o programa de capacitação técnica e profissional do adolescente, que esteja cumprindo ou tenha cumprido medida socioeducativa no âmbito do Município de Campo Grande/MS.

Por se tratar de capacitação técnico-profissional, o adolescente que pretenda ingressar em programa de profissionalização, deverá ter a idade mínima de 14 (quatorze) anos, nos termos da legislação específica. O adolescente beneficiário desta Lei, terá também preferência de contratação na qualidade de aprendiz e em outros programas de profissionalização do jovem, criados pela Prefeitura Municipal.

Junior Longo, ainda se mostra preocupado com os jovens: “Temos que dar um basta na realidade em que vivemos. Hoje o menor infrator que é recolhido na UNEI, cumpre sua pena e quando é reinserido na sociedade acaba, por falta de opção, voltando à criminalidade. Essa Lei tem por finalidade oportunizar o aprendizado de uma profissão e consequentemente esse menor conseguirá um posto de trabalho digno”, pontuou o parlamentar.

O vereador, ainda tem trabalhado muito pelos jovens de Campo Grande. Venha conhecer o trabalho pelas redes sociais: Facebook @juniorlongoms e Instagram @junior_longo e também, fazer solicitações, indicações e denúncias pelo gabinete online através do telefone e via Whatsapp 67 99211-3009.

Assessoria de Imprensa do Vereador