ícone whatsapp

Proposta por Junior Coringa, sessão solene zumbi dos palmares é realizada na Câmara Municipal

24.11.2022 · 9:19 · Vereador Júnior Coringa

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta quarta-feira Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Zumbi dos Palmares”, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a solenidade foi proposta pelo vereador Junior Coringa.

A comenda é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate a quaisquer discriminação ou preconceito principalmente em nosso município.

O vereador Coringa comentou o quão importante foi o momento para a Capital. “Hoje vimos o reconhecimento de pessoas e cidadãos da sociedade civil que lutam contra discriminação e racismo. Encontramos pessoas que trabalham contra o racismo e preconceito, muitos anônimos e direto na base, na periferia, então é importante dar o reconhecimento a essas pessoas”, declarou.

A advogada e aposentada Maria do Socorro de Matos foi a responsável por falar em nome dos homenageados. Como um dos seis nomes que receberam a Medalha por meio de indicação da Casa, Maria do Socorro se emocionou ao lembrar da chegada ao Mato Grosso do Sul quando migrou ainda criança do Nordeste e das discriminações que enfrentou durante sua trajetória.

“Durante os últimos séculos fomos vistos como pessoas marginalizadas, sem cultura, sem conhecimento, mas ainda temos muito que contar. Temos uma história rica, de superação, de resistência no brasil e estamos lutando hoje também por reparação”, resumiu.

Maria do Socorro ainda enalteceu a figura de Zumbi dos Palmares e a esposa, Dandara, figura feminina negra relembrada pela maioria das mulheres homenageadas. Ela comenta que ambos tiveram a coragem e ousadia de libertar e formar o povo negro.

“Essa homenagem significa a luta e resistência de Zumbi dos Palmares e de Dandara, da ancestralidade do nosso povo negro que durante 500 anos viveu as piores atrocidades de escravidão no Brasil”, finalizou.

Os homenageados do Vereador Junior Coringa foram:

· Gaspar Bernardo de Araújo,

· Rosangela Franco Riquielme,

· Elson Celestino Pinheiro,

· Ricardo Lopes Morais Gondim,

· Avadilson Ricardo,

· Aparecida Maria Rodrigues Correia,

· Maria do Socorro de Matos.

Assessoria de Imprensa do Vereador