ícone whatsapp

Aprovado Projeto do vereador Gilmar da Cruz que cria o Programa Empresa Amiga do Surdo

30.11.2022 · 10:12 · Vereador Gilmar da Cruz

Foi aprovado durante a sessão ordinária de ontem terça-feira (29) o projeto de Lei n. 10.246/21 do vereador Gilmar da Cruz que dispõe sobre o Programa Empresa Amiga do Surdo, no município de Campo Grande e dá outras providências.

O programa visa certificar os estabelecimentos comerciais, financeiros ou prestadores de serviços, públicos ou privados, que promovam acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, e disponibilizem capacitação técnica em libras aos seus funcionários colaboradores para atendimento ao público.

As dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência auditiva são imensas, conforme o Instituto Locomotiva informou, a falta de acolhimento e a inclusão limitam o acesso dos surdos às oportunidades básicas, como a educação. Além disso, 20% das pessoas com deficiência auditiva não conseguem sair de casa sozinhas, pela falta da inclusão. Há uma legislação que já reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, porém muitas empresas não estão preparadas para atender esse público, ou até mesmo não dão prioridade para suprir as necessidades básicas dos portadores de deficiência auditiva.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que existem 500 milhões de surdos no mundo, e até 2050 haverá pelo menos 1 bilhão.
O projeto prevê ainda, a disponibilização por meio de acesso eletrônico público, das empresas que aderirem a esta propositura. Facilitando assim, a ciência dos portadores de deficiência auditiva das empresas preparadas para atendê-los.

Assessoria de Imprensa do Vereador