ícone whatsapp

Vereador Enfermeiro Fritz destaca ação da Sesau para prevenção às ISTs neste carnaval

12.02.2020 · 12:00 · Vereador Fritz

O parlamentar campo-grandense Enfermeiro Fritz (PSD) alerta a população da capital sul-mato-grossense sobre a importância de cuidados para prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período de folia carnavalesca. Para isso, ressalta a iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em estender o horário de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica em frente à pista de skate do Horto Florestal (Parque Florestal Antonio de Albuquerque) de Campo Grande, entre os dias de pré-carnaval (8, 9, 15 e 16), carnaval (22 a 25) e enterro dos ossos (29), das 19h às 23h, realizando testes rápidos gratuitos e a dispensação de medicamentos antes de possível contato com o vírus do HIV (Profilaxia Pré-Exposição – PrEP e Profilaxia Pós-Exposição – PEP) com o objetivo de garantir a diminuição da proliferação das doenças.

“Sabemos que essa é uma época em que aumenta a libido das pessoas devido a diversos fatores e precisamos esclarecer a importância dessa atividade no controle das exposições. É fundamental alertar também que a utilização de camisinha, tanto masculina quanto feminina, ainda é um dos principais meios de proteção”, destacou o vereador. 

De acordo com informações da Sesau, nos últimos 10 anos foram registrados 1.718 novos casos de Aids em Campo Grande. No total, são mais de 2.200 pessoas diagnosticadas na capital.

A ação visa atender a toda a população de Campo Grande para promover uma diminuição do contágio das infecções. De acordo com o vereador, muitas pessoas entram em contato com as doenças, estão com os vírus incubados no organismo e não sabem, indo buscar tratamento quando os sintomas já estão bem avançados. “Em muitos casos, encontramos pessoas que acham que a vida vai acabar. Hoje em dia já temos tratamento para muitas das ISTs, mas, acredito que ainda seja muito melhor a prevenção do que a medicação”, ressaltou. 

Além da unidade fixa, equipes da Sesau também farão a entrega de materiais de prevenção, como camisinhas, e estarão orientando os foliões nos locais públicos onde haverá acúmulo de pessoas, como na esplanada ferroviária e na Av. Fernando Correia da Costa. 

A conscientização das pessoas com relação à prevenção contra as ISTs é importante para a diminuição da proliferação. Nos últimos anos, tem se verificado um aumento no número de casos de Sífilis, por exemplo. Esta preocupação já havia sido alertada pelo vereador Enfermeiro Fritz em outubro do ano passado na Câmara de Vereadores. À época, Isabelle Mendes de Oliveira, apoiadora do Projeto “Sífilis Não”, do Ministério da Saúde, destacou que houve uma ampliação de mais de 100 casos novos notificados entre os anos de 2017 e 2018, passando de 567 para 677, e de mais de 700 ocorrências no comparativo com o mesmo período, de Sífilis adquirida, passando de 1.563 para 2.262.

Para a coordenadora da Rede de Atenção Especializada, Andreia Silva, é nesta época do ano é mais propensa a exposição. “Trabalhamos com a Prep e com a PEP, e vamos fazer todo o acolhimento e o aconselhamento desse usuário e ofertar os serviços frente as necessidades dos pacientes. O foco é oportunizar o acesso a população-chave numa época bastante propícia para situações de aumentos de exposição”, explicou.

Assessoria de Imprensa do Vereador