Vereador Eduardo Romero incentiva arte-educação
04.03.2013 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero
O vereador Eduardo Romero (PT do B), que é vice-presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara e também membro da Comissão de Educação tem incentivado os profissionais que trabalham com arte-educação. Um dos eventos que tem o apoio do parlamentar começa na próxima terça-feira, às 8h, e vai até o dia 9, no bairro Mata do Jacinto, região norte da Capital. Trata-se do ‘Festival de Contação de História’, com apresentações gratuitas fomentadas pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC).
Por meio da ‘Agência Eduardo Romero’, o vereador apoia eventos de arte-educação voltados para vários temas como meio ambiente, saúde, educação, entre outros. ‘A agência funciona como disseminadora de pautas e agenda para que eventos desta natureza venham ao conhecimento público’, explica o vereador.
Além de apoiar eventos promovidos por produtores ou instituições da Capital, o vereador Eduardo também inseriu assessores artísticos em sua equipe de gabinete. O grupo de atores vai percorrer escolas e comunidades com peças teatrais que incentivam a cidadania e a saúde, com foco nos públicos jovens e adultos. Além das peças teatrais, os artistas estão aptos a recolher as reivindicações dos estudantes e da população dos bairros, que serão encaminhadas ao setor jurídico do gabinete, compondo indicações na Câmara Municipal.
Sobre o festival
O objetivo do ‘Festival de Contação de História’ é divulgar essa atividade lúdica, além de trazer formação para os contadores locais e levar apresentações a quatro escolas municipais, seis CEINFS, além da comunidade na região Norte da Capital. Haverá apresentações e oficinas gratuitas promovidas pelo Instituto Sócio Cultural Curumins, com a curadoria de Emmanuel Marinho e recursos do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC), através da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Artistas do Rio de Janeiro e Minas Gerais vem a Campo Grande especialmente para o Festival, que reúne profissionais da contação de histórias e da área de saúde do Mato Grosso do Sul. As apresentações e oficinas ocorrem na sede do Instituto, no conjunto residencial Mata do Jacinto, e também em unidades educacionais do município.
No dia da abertura, quarta-feira, haverá apresentação aberta às 10h, com entrada franca. Nos dias 6, 7 e 8 haverá Noite de Histórias, às 20h, aberta a toda a comunidade. No sábado as apresentações ocorrem na Livraria Le Parole, às 10h30, com entrada franca e lançamento de livros.
Serviço: O Instituto Sócio Cultural Curumins está localizado a rua Miguel Seba, 173. Mata do Jacinto. Campo Grande-MS. Informações (67) 9255-5189 ou 9240-9999. Para participar das oficinas os interessados devem enviar um e-mail para curuminsciateatral@gmail.com.
Programação
No primeiro dia a programação tem início com a palestra “A Contribuição das fábulas para o desenvolvimento físico-neuro-psicológico da criança e do adulto”, com a Drª Nazira Scaffi (MS) que é médica homeopata, psicodramatista e terapeuta cognitivo-comportamental que conviveu com diferentes culturas indígenas quando era consultora da UNESCO. Depois ocorre a oficina “A Arte de Contar Histórias”, com Augusto Pessoa (RJ), que é ator, coreógrafo, figurinista, arte-educador, dramaturgo e contador de histórias e tem bacharelado em Artes Visuais pela UNIRIO. A noite haverá a palestra “A Construção do personagem na contação de histórias", com o ator e diretor de teatro Breno Moroni (MS).
Dia 7, o Festival dá continuidade à oficina “A Arte de Conta Histórias”, durante o dia. No período noturno, às 19h30, recebe a palestra “Experiências com contação de histórias”, conduzida pela atriz e contadora de histórias Ely Cicalise (MS).
“Obrigada pela parte que me conta” é a oficina que abre a sexta-feira, às 7h30, com Beatriz Myrrha (MG), musicista licenciada em Educação Musical pela Universidade Estadual de Minas Gerais e bacharel em Canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A noite está programada a palestra Contação de Histórias e Saúde mental, com o médico e psiquiatra Fábio Brandão (MS), formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Associação Brasileira de Psiquiatria.
6 de março – quarta-feira
Local: Instituto Socio Cultural Curumins
07h30 Credenciamento.
08h00 Abertura.
08h30 Palestra: A Contribuição das fábulas para o desenvolvimento físico-neuro-psicológico da criança e do adulto. Palestrante: Drª Nazira Scaffi.
09h30 Intervalo.
10h00 Apresentação de histórias.
11h30 Encerramento do período matutino.
13H30 Oficina : A Arte de Contar Histórias. Augusto Pessoa (RJ).
19h30 Mesa Redonda “A Construção do personagem na contação de histórias". Breno Moroni (MS).
20h00 Noite de Histórias.
7 de março – quinta-feira
Local: Instituto Socio Cultural Curumins
7h30 às 17h00 – Oficina : A Arte de Contar Histórias. Augusto Pessoa (RJ).
19h30 – Palestra/mesa redonda: Experiências com contação de histórias. Ely Cicalise (MS).
20h00- Noite de histórias.
8 de março – sexta-feira
Local: Instituto Socio Cultural Curumins
7h30 às 17h00 – Oficina: Obrigada pela parte que me conta. Beatriz Myrrha (MG).
19h30 – Palestra/ mesa redonda: Contação de histórias e Saúde mental. Fábio Brandão (MS).
20h00 – Noite de histórias.
9 de março – sábado
Local: Livraria Le Parole – Rua Euclides da Cunha, 1126.
10h30 – Contação de histórias e lançamento de livros
Eliane Ferreira e Elânio Rodrigues
Assessoria de Comunicação Vereador Eduardo Romero