Eduardo Romero traz para Capital projeto inovador com árvore que fala para interação e ações ambientais
20.07.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero
Trabalho educativo que usa a árvore como símbolo do trabalho artístico que desperta para questões ambientais. Este é o ‘A Árvore e seu Jardim Encantado’ que chega a Campo Grande para várias apresentações em feiras, escolas, bairros e ainda agendas pelo interior do Estado. O projeto inovador foi trazido para Campo Grande pelo vereador Eduardo Romero (PT do B).
O Árvore e seu Jardim Encantado é um projeto que nasceu no estado do Paraná e agora se prepara para apresentações em Campo Grande. A montagem é em material reciclado e tem 2,8 metros de altura por dois metros de largura, tudo acoplado em um caminhão. Não se trata de gravação, mas de interação com o público abordando as questões ambientais do lugar, para crianças e adultos.
O projeto já assou por São Paulo, Araçatuba, Londrina, Curitiba, Paranavaí, Umuarama, Cidade Gaúcha, Toledo. No Mato Grosso do Sul já passou por Nova Andradina, Angélica, Ivinhema, Caarapó, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Ponta Porã e Nova Alvorada do Sul.
Em Campo Grande, a primeira agenda será na próxima sexta-feira, 24, na Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, a partir das 14h. O evento é gratuito e ao ar livre, nas proximidades do pé de Tarumã, símbolo de resistência da Lagoa. O Tarumã fica na calçada da Lagoa e já sofreu diversas ações maléficas do homem, inclusive com queima do tronco, mas resiste fortemente.
A Lagoa Itatiaia foi um dos locais escolhidos para apresentação porque precisa urgentemente de ações do poder público como, por exemplo, combate ao despejo de esgoto clandestino dentro da lagoa, contenção do desbarrancamento das margens, colocação de lixeiras, restauração da escultura do peixe cará inserida às margens da Lagoa, que foi inaugurada há 10 anos e necessita de obras devido às ações do sol, chuva e mudanças de temperatura, além de ações de depredação. Todas estas demandas foram solicitadas pelo mandato do vereador Eduardo Romero, mas que ainda não foram resolvidas pelo Executivo Municipal.
‘Os moradores do entorno relatam que várias espécies de aves como garças viviam na Lagoa, mas agora só há uma garça solitária que pesca ali pra sobreviver. Não dá mais pra ficar do jeito que está e a população também precisa fazer sua parte. Além de outras agendas que nosso mandato já fez na Lagoa, a árvore falante que interage com a comunidade faz um trabalho ali na próxima sexta’, explica Eduardo Romero.
Outras agendas em local público já estão programadas. No sábado, a partir das 8h, a árvore interativa estará na Avenida Santo Eugênio, às margens do Córrego Bálsamo. E no domingo o caminhão vai estar na feira do bairro Universitário, a partir das 8h.
Assessoria de Imprensa do Vereador