ícone whatsapp

Eduardo Romero se reúne com diretor da Águas Guariroba e pede soluções para problemas com rede de esgoto na Capital

19.09.2013 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Na tarde desta quinta-feira, às 16h, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Eduardo Romero (PT do B) se reúne com o diretor-presidente da concessionária Águas Guariroba, José João Fonseca. O assunto principal do encontro é a recorrente problemática que bairros de Campo Grande estão sofrendo com extravasamento de esgoto bruto, inclusive com casos de dejeto escorrendo para córregos.
 
Dezenas de reclamações chegaram ao gabinete de Eduardo Romero com relatos de esgoto retornando para dentro das casas e também escorrendo pelas ruas. Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores, no dia 18 de setembro, o vereador usou a tribuna do Legislativo Municipal e pontuou alguns casos graves com, por exemplo, do bairro Paulo Coelho Machado.
 
Todos os casos que foram comunicados ao gabinete resultaram em pedidos de fiscalização por parte da Semadur e Ministério Público Estadual (MPE). Além disso, a Águas Guariroba também foi oficiada com pedidos de providências.
 
Os problemas são de conhecimento da Águas Guariroba e MPE por contados comunicados enviados pelo gabinete. Na reunião desta quinta-feira, o vereador Eduardo Romero vai solicitar informações por que estes problemas ainda estão sem solução, qual cronograma dos reparos/obras. No caso do problema demandar obra grandiosa, o parlamentar vai solicitar medidas paliativas que possam tranquilizar os moradores até que todo processo definitivo seja concluído.
 
‘Não faremos apenas uma visita para saber do cronograma oficial da Águas Guariroba para este assunto na Capital. Pelos relatos comoventes e até indignados dos moradores que nos procuraram e visitas que fizemos, vamos solicitar ao diretor-presidente que inclua na programação medidas urgentes para este problema’, explica Eduardo Romero.
 
Problemas comunicados ao gabinete
 
Vila Nasser – Esgoto bruto retorna pelas pias, ralos e vasos sanitários. Em alguns casos, os dejetos extravasam e escorrem pelas ruas e quintais. Tem morador que teve de montar fogão à lenha e improvisar pia fora de casa para preparar os alimentos porque não consegue ficar dentro da própria casa.
 
Paulo Coelho Machado – No bairro o esgoto bruto retorna por ralos, pias, vasos sanitários. Há extravasamento de dejetos pelas ruas. É um dos bairros que mais está sofrendo com problemas na rede de esgoto. Inclusive, morador criou uma página no facebook que é alimentada diariamente com fotos que retratam a problemática.
 
Condomínio Girassóis – Fica no bairro Paulo Coelho Machado. Foi construído pela mexicana Homex. Moradores sofrem com o mesmo problema da Vila Nasser. Lá, o agravante é que os dejetos foram espécie de grandes lagoas e com extravasamento o material escorre e chega ao leito do Córrego Gameleira. Medidas paliativas como sucção do material já foram realizadas, mas o problema volta a incomodar.
 
Jardim Canguru – Esgoto da rede de tratamento estava caindo no Córrego Lageado. Foi denunciado ao gabinete e para imprensa. O problema foi resolvido, mas conforme visita técnica da Polícia Militar Ambiental (PMA) é preciso fazer uma limpeza na área contaminada pelo esgoto.
 
Jardim Tayamã – Rede de esgoto chegou ao bairro, mas não contempla todos moradores. Os que não possuem inclusive empresas precisam pagar constantemente para fazer sucção de fossas. Lembrando que fossa não é indicado e quando enche, parte do material acaba escorrendo pelo quintal, para a rua.
 
Eliane Ferreira e Elânio Rodrigues
Assessoria de Imprensa do Vereador