Eduardo Romero pede ampliação das ciclovias em Campo Grande
09.05.2013 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero
O vereador Eduardo Romero (PT do B) apresentou, durante sessão ordinária desta quinta-feira, pedidos de ampliação de ciclovias em Campo Grande. O parlamentar destaca que quanto mais alcance tiver as ciclovias da cidade mais condições de mobilidade urbana a cidade vai ofertar aos que usam a bicicleta para o trabalho, como atividade física e lazer.
Usuário de bicicleta para atividade física e também para o trabalho (ao menos uma vez por semana vai à Câmara de bicicleta), o vereador observa que os 87 quilômetros de ciclovias que a Capital tem já não comportam mais as necessidades de quem faz uso, principalmente trabalhadores que percorrem grandes distâncias até o local de trabalho.
Eduardo Romero apresentou indicação para que seja ampliada a ciclovia do Parque Linear do Bálsamo, no trecho entre as Avenidas Rita Vieira de Andrade até a Avenida Três Barras, no Bairro Rita Vieira.
Outro trecho que precisa de ampliação é do Parque Linear do Bálsamo, no trecho entre a Rua dos Democráticos até a Avenida Gury Marques, no bairro Universitário.
O parlamentar também indica para que o Executivo Municipal providencie ampliação da ciclovia da Avenida Gury Marques, no trecho entre a Rua dos Democráticos entre a Avenida dos Cafezais até a rotatória do macro-anel, no Bairro Universitário.
Na região do Shopping Campo Grande, o pedido é de interligação da ciclovia da Avenida Afonso Pena até a ciclovia da Via Parque, no bairro Santa Fé, margeando o Parque das Nações Indígenas.
Eduardo Romero solicitou ainda que seja providenciada a pintura da faixa da ciclovia da Via Morena (Fábio Zahran) no cruzamento com a Rua Trindade, na Vila Ieda. O vereador alerta que a pintura e um dispositivo de segurança para os ciclistas e orientação aos pedestres e condutores.
Câmara Ativa
Até o dia 31de maio o Projeto Câmara Ativa discute mobilidade urbana, com foco no uso de bicicletas em Campo Grande. Sob a coordenação do gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B), a campanha vai levar palestras e teatro para escolas, universidades e empresas, promover passeios ciclísticos de lazer e de identificação dos pontos críticos que precisam de ação do Poder Público. Uma audiência pública no dia 21, às 19h, também vai discutir o tema com segmentos envolvidos.
Embora o foco seja o uso de bicicletas em Campo Grande, a ideia é orientar aos demais condutores sobre, por exemplo, distâncias mínimas que devem ser mantidas dos ciclistas para evitar acidentes. Os pedestres também terão orientações, já que é bastante comum a presença deles fazendo caminhadas nas ciclovias. Quanto aos condutores de bicicleta também haverá orientações sobre o comportamento nas calçadas, ao atravessar faixas, sobre equipamentos de segurança e uso de sinalização noturna.
Material impresso educativo para pedestres, motociclistas, motoristas e ciclistas serão distribuídos em escolas, empresas, universidades, feiras livres e em cruzamentos da Capital. ‘Nossa defesa é pela mobilidade como um todo, pois entendemos que quando o trânsito está bem ordenado com condutores e pedestres orientados, mais gente vai pedalar’, destaca o vereador Eduardo Romero.
O parlamentar ressalta que o uso de bicicleta não precisa ser necessariamente para ir ao trabalho ou lazer. O veículo pode ser utilizado para cumprir agendas de curta distância como, por exemplo, ir à padaria, mercado. Estes usuários que faz pouco uso do pedal também preocupam as autoridades de trânsito, pois, normalmente, acabam não se interando ou não cumprem certas regras de convivência e do Código de Trânsito Brasileiro.
Audiência Pública
No dia 21 de maio, às 19h, será realizada uma audiência pública na Câmara municipal para discutir o uso de bicicletas em Campo Grande. O evento, que é aberto ao público em geral, terá a participação de entidades ligadas ao trânsito, saúde, mobilidade e meio ambiente. Foram convidadas autoridades do Detran/MS, Ciptran, Agetran, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Assembleia Legislativa, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, Planurb, conselho Regional de Educação Física, Ciptran, Secretaria Municipal de Saúde, Funesp, MPE, SEMADUR e o Executivo Municipal, empresários, usuários deste meio de transporte.
Eliane Ferreira e Elânio Rodrigues
Assessoria de Imprensa do Vereador