ícone whatsapp

Eduardo Romero lança o Girobrasil Duas Rodas: livro que traz uma viagem dos brasis dentro do Brasil

06.08.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Ele carregava uma enorme vontade de conhecer os quatro cantos do País. Foi depois de voltar de Moçambique/África, onde havia passado dois meses fazendo arte-educação, que Eduardo Romero decidiu fazer do sonho realidade, em outubro de 2006. Foi em cima duma moto que ele percorreu 22 estados brasileiros, fronteira de três países, 33 mil quilômetros, numa viagem rica em povo simples, pessoas acolhedoras, saudade de casa, trânsito caótico, estradas desertas, história brasileira e passagens desafiadoras.
 
No dia 13 de agosto, às 18h30, na Fundação Estadual de Cultura (Avenida Fernando Correa da Costa- antigo fórum) Eduardo Romero apresenta em 160 páginas recheadas de histórias vividas por ele e a Vermelhinha – nome que deu à sua moto companheira de estrada – durante uma viagem feita em duas etapas durante oito meses por 22 estados brasileiros.
 
O desejo de conhecer este mundão chamado Brasil, a conversa com amigos, familiares. A decisão de pedir demissão de um emprego estabilizado numa emissora de TV, comprar uma moto (que nem era tão potente), sem patrocínio, a partida rumo aos destinos ainda caixinhas de surpresa, contando com a ajuda de alguns conhecidos. Pra traz deixou muita gente rezando, chorando, torcendo e levou uma certeza: era desafio pra mais de quilômetros!
 
O Girobrasil Duas Rodas não é um livro de turismo, embora o autor tenha passado por muitos pontos. O conhecimento adquirido na viagem sem roteiros, com muita gente simples que o acolheu com o arroz e feijão que tinha ou, que muitas vezes não tinha de sobra, mas ofertava um prato, que dava o que possuía de melhor: sorriso largo ou ainda a permissão para um banho seguido de repouso.
 
Nem tudo na viagem foi poesia. Trânsito caótico, estradas desertas como mais buraco que asfalto – quando tinha asfalto. A marcante passagem pelo Rio de Janeiro e seu contato com a favela Cidade de Deus, linha vermelha, linha amarela, o contato com quem vive da arte, na rua, na marginalidade, mas com oportunidade se tornou referência de cidadania. Doença, saudade de casa, amizade com mulheres, homens, jovens, crianças e contato com a natureza.
 
Com leitura envolvente e carregada de gente, outras horas de solidão, tombos e a dúvida do ‘será que volto desta’, mas que rapidamente era substituída por ‘Deus está comigo’, que Eduardo Romero conta do jeito que foi vivenciado por ele o descobrimento dos brasis dentro do Brasil.
 
Venda
 
No dia do lançamento, o livro será vendido por R$ 20, sendo que 25% de toda renda será destinada ao Instituto de Apoio e Proteção à Pesquisa, Educação e Cultura (IAPPEC), que tem um trabalho com parceiros em todo Estado, por meio de atendimento social nas comunidades carentes, o Projeto Escola de Mães (que desperta cidadania nas mulheres e apoio de como manter a disciplina com os filhos), trabalho com mães de filhos vítimas de violência sexual e ainda o Natal Solidário, que todos os anos atende comunidades da Capital, sendo a edição de dezembro de 2014 com 500 crianças.
 
 
Assessoria de Imprensa do Vereador