Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal é destaque nacional em debates sobre Sustentabilidade
01.06.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero
Na Câmara Municipal de Campo Grande a Comissão Permanente de Meio Ambiente é presidida pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB). O parlamentar atua no movimento ambiental há mais de 20 anos, histórico que aproxima a Casa de Leis a sociedade civil. De 2013 a 2015 foram realizadas audiências públicas sobre temas como arborização, resíduos sólidos, coleta seletiva, águas subterrâneas, Economia Solidária, lei do silêncio e atividades artísticas, pichação, som automotivo, mobilidade urbana, Pegada Ecológica, queimadas urbanas e atividades industriais em Campo Grande.
A repercussão deste trabalho é reconhecida em nível nacional, uma vez que Eduardo Romero foi selecionado para integrar a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, grupo com princípios de gestão transparente, ações políticas de forma ética e alinhada aos valores da sustentabilidade.
Junto a SOS Mata Atlântica, Romero coordena a Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas no Mato Grosso do Sul e na região Centro Oeste. A Frente já realizou diversos eventos no Estado e na Capital com apoio da Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, entre eles o Seminário ICMS Ecológico e o lançamento nacional do documentário “A lei da água – o novo Código Florestal”, na cidade de Campo Grande.
Atualmente a Comissão de Meio Ambiente é formada por Eduardo Romero (presidente), Engenheiro Edson (PTB) (vice presidente), Thais Helena (PT), Gilmar da Cruz (PRB) e Dr. Loester (PMDB). Denúncias e sugestões sobre o tema podem ser encaminhadas pelo telefone 3316-1534, e-mail eduardoromero@camara.ms.gov.br ou a rua Ricardo Brandão, 1600, Jatiúka Park, a qualquer integrante da Comissão.
Eduardo Romero
Desde a adolescência Eduardo Romero iniciou pesquisas e dedicação a causa ambiental. Sua luta em defesa da comunidade no entorno do Córrego Bálsamo iniciou em 2013 no Clube de Ciências Manipulando o Conhecimento da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, e foi destaque no ano de 2001, quando os trens da Novoeste descarrilaram derramando óleo diesel na região da nascente do córrego. A situação foi destaque em rede nacional de TV, dando notoriedade pelo trabalho de mobilização e articulação popular do Bálsamo Clube de Ciências na recuperação do Córrego. Eduardo Romero integrou o Fórum de Meio Ambiente de MS, Fórum Municipal de Meio Ambiente, Conselho da ONG Ecoa Ecologia e Ação.
No mandato como vereador, são realizadas diversas ações para promover o Meio Ambiente, seja na cidade ou no campo. “Compreendemos que a Educação Ambiental deve ser uma atitude constante e não apenas nas escolas, por isso percorremos bairros com o grupo Arte Educação Eduardo Romero que apresentando peças teatrais gratuitas sobre o tema”, ressalta o parlamentar.
Por meio da Frente Parlamentar Ambientalista, estão ocorrendo cine debates sobre o documentário "A lei da água" em universidades e escolas. Romero apoia e participa de eventos organizados pela sociedade civil e setor público, como o Seminário de Águas Subterrâneas da UFMS, Encontro de Vereadores da UCV, eventos da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS.
Assessoria de Imprensa do Vereador