ícone whatsapp

Vereador Edu Miranda alerta para a importância do autoexame na prevenção do Câncer de Mama

19.10.2022 · 7:30 · Vereador Edu Miranda

Outubro é o mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama.

O câncer de mama não tem uma causa única, diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores associados a história da saúde da paciente, comportamentais, genéticos e hereditários.

A avaliação das mamas é feita por meio de exame clínico por um profissional da saúde e por rastreamento com mamografia. Para as pacientes com 40 anos ou mais, recomenda-se passar em consulta médica para avaliação e decisão do início dos exames de rastreamento de câncer de mama.

“Além dos exames clínicos, é importante que as mulheres realizem o autoexame, pois uma postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença”, afirma o vereador Edu Miranda.

Cerca de 65% a 80% das mulheres com a doença não apresentam fatores de risco conhecidos. Assim, todas devem procurar atendimento de saúde para avaliação e rastreamento de rotina.

Recomenda-se que mulheres de 40 a 49 anos: Exame Clínico Anual, se alterado, fazer mamografia. Mulheres de 50 a 69 anos: Exame Clínico Anual e mamografia a cada 2 anos. Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado: Exame Clínico Anual e mamografia anual.

Yara Borges
Assessoria de Imprensa