ícone whatsapp

Vereador Edu Miranda alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata

17.11.2022 · 10:12 · Vereador Edu Miranda

Dia 17 de novembro é celebrado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais ocorre em homens em todas as regiões do nosso país, depois do câncer de pele.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) é de que, somente em 2018, tenham surgido 68.220 novos casos da doença no Brasil. De acordo com o Instituto Oncoguia, cerca de 1 homem, em 36, morrerá em decorrência de câncer de próstata.

“Infelizmente a incidência do câncer de próstata é alta, porém o assunto, muitas vezes, não é tratado com a devida atenção pelos homens, por motivos de preconceito. O câncer de próstata é uma doença grave, e se não tiver o cuidado devido, pode levar à morte”, ressalta o vereador Edu Miranda.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, ela apresenta o tamanho de uma castanha, está localizada logo abaixo da bexiga.

Vereador Edu Miranda alerta para a importância da prevenção contra doença.

“O câncer de próstata não tem prevenção, neste caso a melhor prevenção é o exame. O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA)

É recomendado que os exames sejam feitos a partir dos 50 anos de idade, porém pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45 anos.

“Não deixe o preconceito ser maior que o cuidado com sua saúde. Sua vida é mais importante, previna-se e tenha qualidade de vida”, alerta o vereador Edu Miranda.

O tratamento para o câncer de próstata baseia-se no uso de técnicas como cirurgia e radioterapia. A escolha da melhor técnica dependerá de fatores, como o estadiamento do tumor, a idade do paciente e outras doenças que ele possa apresentar.

Acesse as redes sociais do vereador – Facebook e Instagram: @eueduardomiranda

Yara Borges

Assessoria de Imprensa do Vereador