ícone whatsapp

Vereador Edu Miranda alerta para a importância da imunização contra a Poliomielite

24.10.2022 · 3:02 · Vereador Edu Miranda

Dia 24 de outubro é celebrado o dia Mundial de Combate à Poliomielite.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.

“Infelizmente desde de 2015, o Brasil não cumpre a meta de 95% do público-alvo vacinado. Esse é o patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença”, lamenta o vereador.

A poliomielite pode causar paralisia e até mesmo a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas, deixando a doença passar despercebida.

O vereador Edu Miranda alerta para a importância de imunização contra a doença.

“A única forma de prevenção da doença é a imunização, por isso todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual”, alerta o vereador.

Em 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

“Além da imunização, é fundamental ficar atento às medidas preventivas, como: lavar sempre bem as mãos, ter cuidado com o preparo dos alimentos e beber água tratada”, finaliza o vereador Edu Miranda.

Assessoria de Imprensa do Vereador – Yara Borges