ícone whatsapp

Lei Maria da Penha completa 14 anos e Dr. Sami reforça a importância do combate à violência contra a mulher

07.08.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Sancionada em 07 de agosto de 2006 pelo governo federal, a Lei Maria da Penha conta com mecanismos para prevenção e combate à violência contra a mulher e completa 14 anos em 2020.

De acordo com a lei, a violência contra a mulher pode ter cinco classificações: a física, a moral, a sexual, a psicológica e a patrimonial.

Segundo informações do Mapa do Feminicídio, do governo estadual, Mato Grosso do Sul registra apenas em 2020, 15 feminicídios. O levantamento mostra ainda que 77% destes crimes ocorre dentro da casa da vítima.

Reforçando o grande avanço desta lei, o vereador Dr. Wilson Sami (MDB) destaca a importância de ações efetivas no combate à violência contra a mulher.

“A Lei Maria da Penha foi de grande importância para respaldar as mulheres em seus direitos, mas a violência sob várias formas ainda é uma triste realidade. Defendemos ações efetivas no combate a este crime e acima de tudo, destacamos a importância da denúncia. Não se cale, se você, uma amiga, vizinha ou familiar sofrem violência, denuncie pelo número 180”, considera o vereador.  

Maria da Penha – Farmacêutica Bioquímica nascida em 1945 no Ceará, Maria da Penha se tornou símbolo da luta contra a violência ao lutar pr mais de 19 anos por justiça. Seu ex-marido, cometia diversos abusos contra a mulher que por fim, sofreu duas tentativas de homicídio por parte do companheiro em 1983 e devido ao tiro que a acertou enquanto dormia, ficou paraplégica.

Casos de violência contra a mulher devem ser denunciados pelo número 180.

Assessoria de Imprensa do Vereador