ícone whatsapp

Outubro Rosa: Dr. Victor Rocha reforça a importância da prevenção ao câncer de mama

03.10.2022 · 3:46 · Vereador Dr. Victor Rocha

Por meio do Projeto Casa Rosa, parlamentar preparou várias ações para o mês de outubro

O vereador e médico mastologista, Dr. Victor Rocha tem reforçado a importância da prevenção ao câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Neste Outubro Rosa, por meio da Casa Rosa, projeto idealizado pelo parlamentar, serão realizados vários eventos com o intuito de reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Já em relação aos óbitos, constitui na primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente.

Casa Rosa – Implantada em 11 de novembro de 2021, a Casa Rosa zerou a fila de espera por consulta com mastologista antes do carnaval. Desde a inauguração mais de 3,3 mil pacientes foram atendidos (entre primeira consulta e retorno).

“A Casa Rosa foi idealizada para oferecer o que há de melhor na mastologia, ou seja, através do Sistema Único de Saúde (SUS) temos proporcionado consulta integrada e resolutiva. Portanto, a paciente passa pela consulta com o mastologista, realiza seus exames e havendo alguma suspeita, realiza punção que é mandado para biópsia no mesmo dia. Em no máximo dez dias temos o resultado se o nódulo é maligno ou benigno e encaminhamos para o devido tratamento e/ou acompanhamento”, disse o vereador Dr. Vitor Rocha que é médico há 18 anos.

Casa Rosa em números – Além de ter realizado mais de 3,3 mil atendimentos, foram realizados por meio do Projeto Casa Rosa: 953 ultrassonografias; 551 mamografias; 427 biópsias, sendo confirmado 47 pacientes com câncer de mama que já foram encaminhadas para tratamento.

Outra ação desenvolvida através da Casa Rosa é o mutirão de cirurgias para a retirada dos nódulos benignos das pacientes que estavam aguardando pela cirurgia. “Já são mais de dez pacientes operadas que apresentavam nódulos em uma ou nas duas mamas. Tivemos um caso de uma menina de 14 anos, cujo nódulo retirado media mais de 12 cm. O que já causava deformidade na mama, trazendo problemas de autoestima para a adolescente”, disse o Dr. Victor Rocha.

Ações Outubro Rosa – Para o mês de outubro estão previstas várias palestras realizadas em parcerias com instituições públicas e privadas, bem como o II Seminário de Saúde da Mulher a ser realizado no dia 24 de outubro a partir das 19h na Câmara Municipal de Campo Grande.

Também haverá a Caminhada pela Vida – Projeto Casa Rosa na Luta Contra o Câncer de Mama que será realizado no dia 22 de outubro a partir das 8h, com concentração na frente da prefeitura de Campo Grande com destino até a Praça do Rádio Clube.

Outra ação prevista para o mês é o uso da tribuna da Câmara Municipal, pela atleta Emily Coffacci, no dia 18 deste mês. Paciente da Casa Rosa, Emily falará sobre sua jornada após ter sido diagnosticada com câncer de mama.

“Nossa intenção é alertar as mulheres da importância do diagnóstico precoce, que só é possível através do autoexame e da consulta anual com o mastologista. A Casa Rosa tem essa missão de ser a porta de acolhimento para que todas as mulheres possam ser consultadas com mastologista, bem como realizarem seus exames e se necessário serem encaminhadas o quanto antes para o tratamento”, alertou o Dr. Victor Rocha.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) chama a atenção para a necessidade de adoção de um estilo de vida que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação saudável, minimizando riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças. Ainda de acordo da SBM, o tratamento é iniciado logo após o diagnóstico, aumentando a sobrevida e chances de cura da paciente.

Atendimento Casa Rosa – Para as pessoas que desejam ser atendidas na Casa Rosa, basta procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pegar o encaminhamento ao ambulatório de mastologia do Dr. Victor Rocha.

Os atendimentos são realizados nas tardes de quinta e sexta-feira no ambulatório da Maternidade Cândido Mariano, localizado na Rua Vinte Cinco de Dezembro, nº 509 em Campo Grande/MS.

“Não há mais fila de espera para consulta com mastologista, o que observamos é a baixa procura pela consulta com o especialista. Nosso apelo é para que as mulheres procurem atendimento, seja na Casa Rosa ou em outro local que ofereça prevenção e tratamento ao câncer de mama”, finalizou o Dr. Victor Rocha.

Assessoria de Imprensa do Vereador Dr. Victor Rocha