ícone whatsapp

Vereador Dr. Sandro Benites presta homenagens em Sessão Solene “Zumbi dos Palmares”

24.11.2022 · 9:30 · Vereador Dr. Sandro Benites

Clique na imagem para ver a galeria completa

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 21 de novembro, o vereador Dr. Sandro Benites homenageou, na Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Zumbi dos Palmares”, o Professor e contramestre de capoeira, Isaias Celestino Pinheiro e a representante dos remanescentes Quilombolas do Estado de Mato Grosso do Sul, Sthefany de Jesus da Silva.

A solenidade foi realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande, na quarta-feira (23/11).

A comenda é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate a qualquer discriminação ou preconceito, bem como na defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida.

Homenageado pelo vereador, Isaias Celestino Pinheiro é professor, ator e contramestre de capoeira. Atuou no movimento negro no princípio do GRUPO TEZ, ator do teatral Alabiam, que montavam peças com temática de religiões africanas, como ” O sortilégio”, “O segredo de São Cosme quem sabe é São Damião” e Navio Negreiro. Atuou ainda no filme “Olhar no oculto”, que retratava o cotidiano das famílias quilombolas em Furnas do Dionísio.

Também homenageada, Sthefany de Jesus da Silva é a representante dos remanescentes Quilombolas do Estado de Mato Grosso do Sul no Plano Piloto Territórios vivos, e, representante da juventude na organização da CONAG (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas).

Zumbi dos Palmares

Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. Ele nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Importante guerreiro na história brasileira, Zumbi foi um dos pioneiros na resistência contra a escravidão na América.

Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador