ícone whatsapp

Aprovado PL que institui o Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia, de autoria do vereador Dr. Sandro

06.10.2022 · 2:12 · Vereador Dr. Sandro Benites

Foi aprovado hoje (6/10), por unanimidade, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 10.611/22, de autoria do vereador Dr. Sandro, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia em Campo Grande.

O projeto visa conscientizar e orientar para as necessidades dos hemofílicos. De acordo com a proposta do parlamentar, a data deverá ser comemorada no dia 17 de abril, em alusão ao Dia Internacional da Hemofilia.

A hemofilia é uma anormalidade nos fatores de coagulação do sangue, quando um dos 14 fatores não trabalha corretamente, impedindo a coagulação.

“É uma doença de consideração, devido ao fato que as hemorragias não só podem ser externas como também podem desenvolver-se nas articulações e nos músculos, desencadeando outras doenças como a artrite. A situação é tão grave que uma hemorragia no cérebro, geralmente, é mortal”, explicou o parlamentar.

Cerca de 70% dos casos há uma história familiar de hemofilia, mas em 30% dos casos a hemofilia é esporádica, ou seja, há uma mutação de novo. Neste último caso, a mãe é ou não transmissora do gene mutado (depende do ponto em que ocorreu a mutação: do avô materno para a mãe, ou desta para o filho hemofílico).

De acordo com a Federação Mundial de Hemofilia, o Brasil registra a terceira maior população de pacientes com hemofilia do mundo, com cerca de 14 mil pessoas.

A matéria agora segue para a análise da prefeita Adriane Lopes, para sanção ou veto.

Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador