ícone whatsapp

No Dezembro Vermelho, Dr. Lívio ressalta importância de ações para prevenção do HIV/AIDS

08.12.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

No mês da Luta Contra a Aids, o vereador e médico Dr. Lívio (PSDB), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, alerta para a necessidade de prevenção e orientação comportamental da sociedade. “A gente tem visto aumentar o número de casos em pacientes que estão em comportamento de risco que ainda era da década de 80, menosprezando alguns cuidados que tem que acontecer mesmo entre casais fixos, entre idosos”, diz Dr. Lívio.

O Dezembro Vermelho, como é chamado, tem por objetivo chamar atenção para o diagnóstico precoce e prevenção do HIV (Human Immunodeficiency Virus). Como o próprio nome indica, esse vírus ataca o sistema imunológico da pessoa, o que acaba acarretando em uma série de doenças oportunistas – que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. 

Atualmente, 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Em Mato Grosso do Sul são 11.767 pessoas, de acordo com a Secretaria de Saúde.

A transmissão de uma pessoa infectada para outra ocorre por meio de relação sexual sem camisinha; pelo uso de seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação ou por meio de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Logo no começo da descoberta do HIV havia pouca informação e muitos tabus, o que levou muitas pessoas à morte. O tempo passou e hoje é possível viver com o HIV, tendo tratamento adequado, oferecido pela rede pública de saúde, com qualidade de vida.

O Ministério da Saúde disponibiliza o número de telefone 136  para tirar dúvidas sobre essa e outras doenças.

#PraCegoVer: a foto mostra um card onde está escrito Todos Contra a Aids Dezembro Vermelho Prevenção é o Melhor Remédio!

Assessoria de Imprensa do Vereador