ícone whatsapp

No clima do Novembro Azul, Dr. Lívio reforça campanha contra o câncer de próstata

27.11.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

O Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003 – já que 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Graças a várias campanhas realizadas ao longo dos últimos 5 (cinco) anos, graças também às propagandas em veículos de comunicação, aplicativos e redes sociais, o Novembro Azul tem ganhado cada vez mais repercussão em nossa sociedade.

E tem que ser cada vez mais incutido, principalmente na cabeça dos homens que ainda enveredam pelo caminho do preconceito. “Estamos falando do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – o Inca”, diz o médico e vereador Dr. Lívio (PSDB).

Câncer de próstata é sério e tem cura se descoberto logo no início.

Mas a primeira providência é quebrar tabus!

Quem tem mais de 40 anos, por exemplo, e nunca fez um exame de sangue para verificar alteração na próstata já deveria ficar pensativo. Esse exame deve fazer parte da rotina de exames periódicos a partir de certa idade. Quem teve casos na família, é ainda mais fundamental procurar um especialista.

“Vamos fazer o Novembro Azul ser um fator motivador para a informação chegar a um maior número possível de pessoas”, convoca Dr. Lívio. Dados do Inca apontam que a doença atinge cerca de 65 mil brasileiros por ano; mata uma pessoa a cada 38 minutos no país. 

É importante pontuar que os homens que desejarem realizar o exame de prevenção do câncer de próstata devem procurar um urologista para que seja colhida uma história clínica, seja solicitado o exame de sangue (PSA) e seja feito o exame de toque retal se for o caso. 

Para quem tem casos na família de pessoas como o pai, avô ou irmão que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, a consulta com um especialista, aos 40 anos, passa a ser uma obrigatoriedade. A Sociedade Brasileira de Urologia também chama atenção para outros fatores de risco: a obesidade e a pré-disposição de homens negros à doença.

O diagnóstico da doença é confirmado após a biópsia de uma amostra da próstata, indicada para pacientes com alguma alteração no órgão, identificada pelo exame de sangue ou pelo toque retal.

O principal problema do câncer de próstata é que ela é uma doença silenciosa no início, pois surge em uma região da próstata que não costuma causar sintomas. Conforme a doença progride, surgem sintomas tais como a dificuldade pra urinar, retenção urinária aguda, insuficiência renal, sangramento na urina, emagrecimento, dores nos ossos e até fraturas.

#PraCegoVer: a arte mostra um laço azul em alusão ao Novembro Azul e traz o seguinte texto: Novembro Azul, todos juntos na luta contra o câncer de próstata.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador