ícone whatsapp

Homeopatia, saúde na dose certa! Dia Municipal da Homeopatia é comemorado em novembro

23.11.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

O mês de novembro é dedicado à Homeopatia, reconhecida pelo Ministério da Saúde, desde 2006, como umas das 29 práticas integrativas ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela foi incluída após a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimular o uso da medicina tradicional, complementar e alternativa, junto às técnicas utilizadas pela medicina ocidental moderna, com a observação dos requisitos de segurança, eficácia, qualidade, uso racional e acesso.  

A Lei 6.244/2019, de autoria do Dr. Lívio (PSDB), institui o Dia da Homeopatia no âmbito do município de Campo Grande (MS). Como oftalmologista e especializado também em homeopatia, Dr. Lívio diz que a homeopatia é considerada uma medicina alternativa que não apresenta efeitos colaterais adversos, e que vê o paciente como um todo, não em partes. “Os benefícios e eficácia do uso de medicamentos homeopáticos são observados na prevenção de doenças como asma, bronquite, depressão, ansiedade entre outras”, afirma Dr. Lívio que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Pela lei, fica instituído o 21 de novembro como o Dia Municipal da Homeopatia. Além disso, o mês de comemoração será dedicado ao movimento de conscientização para a importância dessa opção terapêutica. É o chamado Novembro Verde, com a intenção de promover atividades e ações integradas com os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a sociedade civil, desde iluminação de prédios públicos até propagandas em diferentes canais de mídia.

#PraCegoVer: a foto é um post que traz uma imagem de um remédio de conta-gotas e traz o número da Lei que institui o Dia Municipal da Homeopatia, que é a Lei número 6.244, sancionada em 2019. No texto do post está escrito que o Dia Municipal da Homeopatia é comemorado dia 21 de novembro e o mês Novembro Verde é dedicado ao incentivo à homeopatia.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador