20.08.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio
Após ouvir especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em live transmitida pela Câmara Municipal de Campo Grande (MS), esta semana, o médico e vereador Dr. Lívio (PSDB) questionou a relação das projeções apresentadas pelos professores com as decisões públicas no enfrentamento à Covid-19, na capital.
Embora as pesquisas se baseiem em modelos matemáticos específicos que avaliam a média móvel da doença, que calcula a média de mortes ao longo da semana, é possível avaliar uma redução de internação no CTI, por exemplo, e uma certa estabilidade no número de casos e óbitos.
A pedido da Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19, da qual Dr. Lívio é o presidente, os especialistas têm analisado a média de ocupação de leitos e repassado as projeções aos órgãos da prefeitura e do governo, além da Câmara. “A ocupação está na média de 80%. Ainda é um índice crítico, que não permite conforto”, apontou Dr. Lívio que tem participado de reuniões com as autoridades do município de monitorado a evolução e os dados da doença desde o início. Ainda segundo Dr. Lívio, a direção da Santa Casa relatou, em reunião no Ministério Público, semana passada, uma diminuição de 30% nos leitos de pacientes politraumatizados. Um indicativo de mais disponibilidade para cuidar de pacientes que precisem de internação pela Covid-19.
Os decretos municipais que restringiram abertura do comércio em determinados horários e finais de semana bem como o consumo de bebida alcoólica em locais de venda, redução de número de pessoas em igrejas, templos, academias e obrigatoriedade de máscara em locais de grande circulação públicos e privados, apontam uma perspectiva de estabilidade. “Mas é claro que o comportamento da população é o grande indicador se vamos caminhar para uma queda efetiva nos números ou não”, pontuou Dr. Lívio.
Conforme a explanação dos professores, os números continuam crescendo, mas num ritmo “menos explosivo” do que o que anteriormente tinha sido projetado. A estimativa é que no final de agosto sejam registrados 21.670 casos de coronavírus em Campo Grande. Até agora são mais de 17.144 casos e 260 mortes. “Estamos passando pelo momento mais crítico, que foi julho e continua sendo agora em agosto, lamentando os óbitos ocorridos, claro, mas estamos passando”, finalizou Dr. Lívio.
#PraCegoVer: nas fotos, o médico e vereador Dr. Lívio (PSDB) aprece sozinho em uma delas, falando para a câmera do celular. Na mesa há álcool em gel e ele está sentado usando máscara. Na outra foto, aparece o monitor do computador com os participantes da live: os professores das Universidades Federal e Estadual e os vereadores Eduardo Romero e Dr. Lívio, que é presidente da Comissão Especial de Apoio ao Combate à Covid-19 da Câmara Municipal de Campo Grande.
Assessoria de Imprensa do Vereador