ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington ressalta importância da segurança integrada

16.02.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Na primeira sessão da 10ª Legislatura na Câmara Municipal o vereador Delegado Wellington foi o primeiro a fazer uso da palavra livre para falar sobre a importância da integração de todas as secretarias municipais e agências para melhorar a segurança da população. O assunto rendeu vários apartes dos vereadores.

“Como Delegado de Polícia desempenhamos um papel de extrema importância para a sociedade, com a nobre missão de investigar delitos determinando suas circunstancias, materialidade e sua autoria em busca da verdade real dos fatos. E pensando em Campo Grande como operador do direito pudemos observar que todos os dias na labuta diária a segurança pública passou a ser uma de suas principais preocupações, superando temas que, tradicionalmente, ocupavam esse lugar, tais como saúde, educação e pobreza. Podemos fazer muito mais por nosso município com um novo foco técnico e cientifico de segurança pública através da secretaria especial de segurança e defesa social, eis que todos nós moramos em Campo Grande e queremos uma cidade melhor. Por muito tempo pensamos que a segurança pública é um problema de polícia. Então, isso equivale a dizer que apenas as polícias possuem competência para lidar com os problemas do crime e da insegurança? Será que os municípios nada podem fazer em termos de prevenção ao crime?”,destacou o vereador Delegado Wellington.

O vereador Delegado Wellington ressaltou que para estruturar a sua intervenção na seara da segurança pública, o município deve compreender qual é a dinâmica da criminalidade na cidade, pois, apenas entendendo que fatores estão relacionados ao crime, é que se torna possível pensar em que ações a serem executadas pela prefeitura para diminuir a sua ocorrência.

“Tivemos essa preocupação desde o inicio de nosso mandato e esta Casa de Lei sensível a causa aprovou por emenda de nossa autoria na Lei nº 5.793, de 3 de janeiro de 2017, a qual dispõe  sobre a organização administrativa do Poder Executivo do município de Campo Grande. Aprovamos que no Art. 2º O Poder Executivo tem como objetivo permanente, de conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município, proporcionar à população de Campo Grande condições dignas que assegurem: VIII – a promoção de políticas públicas de preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas, do patrimônio e de prevenção às drogas. Dando instrumento para que o executivo municipal passe a pensar de forma integrada as ações de segurança pública e também com uma emenda que possibilita que a Secretaria Especial de Segurança tenha competência legal de poder de polícia, previsto no Art. 24, XVII – a participação em ações de integração para redução da criminalidade em apoio aos órgãos e entidades da administração pública municipal e das esferas estadual e federal.Dessa feita, cabe agora a Prefeitura Municipal estabelecer um diagnóstico das condições de insegurança do Município, o qual deverá ser utilizado como base para a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, cujas ações podem ser operacionalizadas pela própria Secretaria Municipal de Segurança ou de forma horizontalizada entre as diversas secretarias do executivo municipal com o objetivo de viabilizar o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de ações, projetos e programas que tenham como objetivo a prevenção do crime e a redução do sentimento de insegurança no âmbito municipal. O que não se permite mais é que as secretarias funcionem de forma ilhadas e cada uma delas olhando apenas para o seu problema. A palavra de ordem é a integração das ações com foco na segurança”,argumentou Wellington.

Precisamos dar oportunidade aos jovens para que não entrem no crime e nas drogas e é imprescindível que o executivo municipal tenha uma dimensão exata de tais iniciativas para contribuir para a redução do crime, o aumento da sensação de segurança e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida na localidade.

“Estamos suportando o presente, mas precisamos ter expectativa de um futuro melhor. Esse é o nosso compromisso em proteger o povo e servir a lei!”,finalizou o vereador.

Vanusa Menegazzi Braga
Assessoria de Imprensa do Vereador