01.02.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington
A Solenidade de posse do novo Presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, foi eleito para o biênio, 2019-2020, a eleição foi realizada na tarde desta quinta-feira (31), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e contou com a presença de várias autoridades entre elas, o Vereador Delegado Wellington. Na vice-presidência do TRE assumiu o Desembargador Divoncir Maran, que acumula a função de Corregedor-Geral do órgão.
Com mandato até 2021, Lós quer concluir o ano de 2019 com 75% dos processos eleitorais do ano passado julgados, a escolha de Lós se deu, como de costume, por aclamação, ou seja, todos os desembargadores concordaram em nomeá-lo como presidente.
Desembargador João Maria Lós ressaltou que a prioridade deste ano é o julgamento dos processos de “ilícitos eleitorais que estiverem tramitando no Tribunal, vamos julgar até o final deste ano 75% dos processos pendentes das eleições 2018”.
Perfil – Des. João Maria Lós
O Desembargador João Maria Lós é natural de São José dos Campos-SP. Formou-se em Direito no ano de 1976, pela Universidade Estadual de Londrina-PR. Ingressou na Magistratura como Juiz de Direito da Comarca de Miranda-MS, em maio de 1981, posteriormente sendo promovido para Corumbá e Campo Grande.
Foi diretor do Foro das comarcas onde judicou e também juiz eleitoral. Integrou o TRE/MS quando esteve na Missão de Paz da ONU, no Camboja, como observador eleitoral daquele organismo internacional, nas eleições de 1993.
Em junho de 1997, foi promovido ao cargo de Desembargador, atuando como vice-presidente do TJMS no biênio 2005/2006. Assumiu a Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de MS em outubro 2013 e no final de 2014 presidiu o TRE, até o final de janeiro de 2015.
Sidney Araujo
Assessor de Imprensa do Vereador