17.05.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), a enfermeira Alexandra Camargo Morel, da Maternidade Cândido Mariano fez o uso da Palavra Livre e o tema abordado foi a importância da doação de leite, pois no dia 19 de maio comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.
Anualmente, no Brasil, nascem cerca de 3 milhões de bebês por ano, aproximadamente, 332 mil nascem prematuros ou com baixo peso ou adoecem logo nos primeiros dias de vida, necessitando ficar internado e receber leite materno. “São bebês com pouco peso, 500 gramas, um quilo, que necessitam do leite materno recebido por doações para crescer e ganhar peso. Promovemos o incentivo à amamentação, pois o aleitamento materno diminuiu a mortalidade infantil, protege contra infecções, diarréias e outros problemas”, disse a enfermeira.
Na maternidade as mães recebem orientações sobre como guardar o leite para doação e, quando há necessidade, uma representante da maternidade pode ir até as casas buscar os frascos com as doações.
“A amamentação tem caráter funcional de salvar vidas, crianças são muito beneficiadas, com fatores positivos de Inteligência, emocional e aumentando o vínculo entre mãe e filho”, afirmou a enfermeira.
O vereador Delegado Wellington (PSDB) apresentou Projeto de Lei, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, para autorizar a servidora que doar leite materno a obter dias de folga. “É importante, incentivarmos sempre a doação, independente de qualquer contrapartida, pois é um ato de amor ao próximo e a vida, por isso, eu faço esse apelo para que as mães façam essa doação”, afirmou o parlamentar.
O Projeto de Lei do Vereador Delegado Wellington (PSDB) tem como objetivo incentivar as mulheres a doarem o leite excedente e salvar vidas. O leite materno ajuda a garantir uma boa qualidade de vida aos bebês, além de ajudar a reduzir a mortalidade infantil. Apesar da importância, muitos bancos de leite sofrem com a falta de estoque para atender a demanda. Por isso, é importante que as mulheres que têm bastante leite doem para aquelas crianças que não podem receber.
Ademais, possibilita ao Executivo municipal estimular a doação de leite materno mediante concessão de abono de férias pela regularidade da doação, por meio de incentivo e estímulo à doação de leite materno, e auxiliar na redução da morbimortalidade infantil.
Elvis Henryck
Assessor de Imprensa do Vereador