27.06.2024 · 11:13 · Vereador Coronel Villasanti
O vereador Coronel Villasanti concedeu nesta quarta-feira (26/06), durante a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Povo Paraguaio, o Título de “Visitante Ilustre” ao Presidente da Colônia Paraguaia de Dourados, Celino Ramos Chimenez.
Celino Ramos Chimenez, nasceu em 15/04/1968, filho dos paraguaios Gerônimo Chimenez e Maria Primitiva Ramos Chimenez, tem uma trajetória de vida e trabalho que merece ser reconhecida por sua dedicação, integridade e compromisso com a comunidade.
Casado, com duas filhas e dois netos, Celino iniciou sua carreira profissional no Fórum de Dourados/MS, onde trabalhou por cinco anos e depois ingressou na Polícia Federal, onde atua há mais de 27 anos, demonstrando uma carreira marcada por seriedade e competência.
Desde 2012, Celino tem exercido diversos cargos na diretoria da Colônia Paraguaia de Dourados, alternando entre secretário, tesoureiro e membro do conselho fiscal. Atualmente, ele ocupa a posição de presidente para o biênio 2024/2025.
Fundada em 30 de maio de 1991 como Casa Paraguaia de Dourados, a Colônia Paraguaia de Dourados, organiza eventos sociais importantes, entre eles estão o Dia do Povo Paraguaio, Dia das Mães Paraguaia, Nossa Senhora de Caacupê, cursos de guarani, festivais de sopa e chipa, além de festas juninas, e outras celebrações em parceria com entidades locais.
Além disso, a Colônia Paraguaia de Dourados realiza missas e eventos na Praça Paraguaia de Dourados, em colaboração com a Igreja São José Operário, pelo menos uma vez por mês.
Atualmente, a entidade está prestes a iniciar uma revitalização completa de sua sede social, graças a uma verba federal, o que reflete a gestão eficaz e o empenho de Celino Ramos Chimenez em fortalecer a infraestrutura e a presença cultural da colônia.
Villassanti que já foi diretor da Colônia Paraguaia de Dourados na época em que morou na cidade e trabalhou no 3º Batalhão de Polícia Militar e no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), relembrou que seu primo Denilson Mallorquin da Silva já foi presidente da Colônia Paraguaia de Dourados e atualmente é secretário, o que demonstra sua forte ligação pessoal e familiar com a entidade há várias décadas.
O vereador Villasanti exaltou as qualidades do visitante ilustre, “Diante de sua trajetória profissional exemplar, seu compromisso com a comunidade paraguaia e sua dedicação à preservação cultural, Celino Ramos Chimenez é mais do que merecedor do título de Visitante Ilustre. Ele representa não apenas a história e a cultura de seus antepassados, mas também um modelo de cidadania e serviço público para todos”, finalizou.