ícone whatsapp

Vereador Villasanti participa de reunião sobre impactos no trânsito da rua Bahia e av. Cel Antonino

01.11.2022 · 1:11 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Coronel Villasanti participou nesta segunda-feira (31/10/22) na Prefeitura Municipal de Campo Grande de uma reunião com o Secretário de Governo Mário César, a diretora presidente da Planurb Berenice Maria, além de comerciantes e os moradores da rua Bahia e Avenida Coronel Antonino.

Os moradores e os comerciantes das ruas Bahia e Avenida Coronel Antonino são contra as obras de implantação do corredor de ônibus da rua Bahia. Existe uma ação popular desde novembro de 2020 contra a Prefeitura de Campo Grande, com documentações que apontam inconsistências técnicas da obra.

Com a criação das ilhas – o passageiro fica obrigado a executar a travessia por uma faixa de pedestres, ampliando o deslocamento a pé para embarque e desembarque. As ilhas são utilizadas em vias de mão dupla quando há canteiro central e nunca em vias de mão única.

O vereador Coronel Villasanti, ressaltou alguns referenciais da engenharia de tráfego para contestar a necessidade de se instalar ilhas nestes locais. “Deve-se instalar corredor de ônibus quando o volume de ônibus é de 40 ônibus por hora, ou seja, 1 ônibus a cada 1 minuto e meio. o que não acontece nas vias em questão. O ponto de ônibus ou abrigo, no caso da via ser mão única, deverá ser feita sobre a calçada e não no meio da via, caso exista restrição na largura, bastaria acrescer o passeio.
Ninguém é contra a mobilidade urbana ou o transporte coletivo, mas estamos preocupados com a segurança e fluidez do trânsito, o caos no horário de pico. Precisamos melhorar a intervenção urbanística, maximizar as faixas de rolamento e não matar o comércio destas regiões. É fundamental avaliar os impactos socioeconômico desse tipo de obra” destacou o vereador Villasanti.

“Temos situações semelhantes na avenida Bandeirantes e rua Brilhante que são vias coletoras e acabou prejudicando muito o comércio da região. Neste momento é preciso parabenizar o executivo por ter aceito dialogar com os empresários e moradores, para chegarmos a melhor solução. A próxima reunião já ficou agendada para daqui 20 dias e vamos continuar acompanhando como presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito”, concluiu.

O vereador destacou ainda que temos que voltar a discutir outros assuntos com brevidade para melhorar o trânsito e por consequência a mobilidade urbana, como a parceria público privada   nos terminais de ônibus oferecendo dignidade aos usuários com a oferta de um serviço melhor enquanto aguarda o transporte coletivo, a colocação de abrigos nos pontos de ônibus nos bairros e centro,  investimentos em ciclovia como a do aeroporto até Indubrasil e o início das obras de reordenamento viário da rotatória da avenida Três Barras e da av. Euler de Azevedo com a av. Tamandaré.

Vanusa Menegazzi

Assessoria de Imprensa do Vereador