26.11.2024 · 6:48 · Vereador Coronel Villasanti
Clique na imagem para ver a galeria completa
O Vereador Coronel Villasanti homenageou nesta segunda-feira (25/11) no Plenário Oliva Enciso, Baltazar Mugarte de Oliveira e Tatiana Sá Araújo durante a Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Zumbi dos Palmares”.
Baltazar Mugarte de Oliveira é Subtenente da Policia Militar e ingressou na Instituição em 1983 e serviu em Campo Grande, Bataguassu, Nova Andradina e Anaurilândia.
Casado com Edneia Maria Carrinho Mugarte, é pai de 4 filhos, Darllyng Emiliana, Jhonny Maiko, Baltazar Mugarte Junior e Tatiane.
Trabalhou na Rádio Patrulha, GOF, PROERD e foi para a reserva remunerada em 2013.
Retornou ao serviço ativo em 2016 e serve atualmente na Academia da Polícia Militar.
A segunda homenageada é Tatiana Sá Araújo, nascida em São Cristovão (RJ) em 1977, filha biológica de Maria de Jesus Sá Araujo, adotada aos 02 anos de idade por Juan Souto Rego e Georgina Dolores Rondon, mãe de duas filhas Cinthia Araujo Martins e Nycole Sá Araujo.
Tatiana Sá Araújo mudou para Campo Grande em 1986, é formada em Tecnologia de Recursos Humanos pela Anhanguera, Tecnologia de Gestão em Segurança Pública pela Faculdade Estácio de Sá e Pós Graduada em Gestão de Pessoas na Segurança Pública pelo Instituto Alfredo Torres.
Aos 20 anos, em 1998, ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, como Soldado e atualmente é Subtenente. Trabalha na Casa Militar, lotada na Coordenadoria de Transporte Aéreo/CTA e serviu em outras OPM’s sendo Companhia de Trânsito, Cavalaria, Comando Geral e 10ºBPM.
A ST PM Tatiana Sá Araújo se define como: mulher negra, mãe, Policial Militar, que luta por uma sociedade mais justa para as mulheres negras. Uma apaixonada pela Polícia Militar, Corporação onde sempre pautou sua conduta nos preceitos da ética e moral, além da hierarquia e disciplina, pilares da Instituição, trabalhando com dedicação a Sociedade Sul Mato-Grossense.
O Vereador Coronel Villasanti ressaltou a valorosa contribuição dos homenageados à sociedade enquanto Policiais Militares. “A Medalha Legislativa Zumbi dos Palmares, nos traz referência da importância da luta contra o racismo nos dias atuais, com base em reflexões históricas e cotidianas sobre a consciência negra, onde situações de extrema violência física e moral se arrastam por mais de 20 séculos. Lembrando que as lutas travadas contra a diferença das raças em 1695 levaram a morte de Zumbi, um dos líderes que atuou 20 anos no Quilombo dos Palmares, o maior do país, localizado em Pernambuco. Zumbi dos palmares foi traído e morto, 193 anos antes da abolição da escravatura, que coroou o início da liberdade de um povo forte e importante, que ajudou a construir nosso Brasil”, destacou o Vereador.
“O ST PM Mugarte e a ST PM Tatiana tem sido importantes, dentro de suas atribuições legais e na vida social, ao exacerbar, com suas atuações a luta contra o racismo, sendo exemplo de conduta profissional e postura no seio da sociedade”, finalizou o Vereador Villasanti.
Assessoria de Imprensa do Vereador