ícone whatsapp

Vereador Villasanti ex-integrante do DOF presta homenagem aos 36 anos da Instituição

30.05.2023 · 12:49 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

O Departamento de Operações de Fronteira completou esta semana (28/06), 36 anos de atuação efetiva na segurança pública.

Criado no dia 28 de maio de 1987, denominado Grupo de Operações de Fronteira (GOF), com efetivo de 16 (dezesseis) policiais, sendo oito policiais militares e oito policiais civis, todos subordinados, na época, à antiga Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a missão de realizar o policiamento na região da Grande Dourados, no combate aos crimes de narcotráfico, furto e roubo de veículos, de cargas, em propriedades rurais, golpe do seguro e outros crimes específicos na região. O DOF teve como primeiro Diretor o Coronel PM José Humberto da Silva Vilarins, no período de 1987 a 1989.

Desde 2009 o DOF e atua em 53 (cinquenta e três) municípios de Mato Grosso do Sul, com a presença mais efetiva nos 722,7 quilômetros de fronteira seca, nos 1.610,71 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, sendo 888,01 de fronteiras fluviais (segundo dados do Exército Brasileiro), abrangendo uma extensa área rural. O atual Diretor é o Coronel PM Everson Antônio Rozeni.

No início, o GOF estava sediado na capital do Estado, mas devido à distância da sua área de atuação, no ano de 1989, a sede do Grupo foi transferida para um imóvel alugado na cidade de Dourados com a missão de realizar o policiamento ostensivo itinerante na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai.

Por conta dos bons resultados apresentados desde a sua criação à comunidade da região, por intermédio da Sociedade dos Amigos da Liberdade, Vigilância e Esperança (Salve), construiu, no ano de 1994, um prédio de 1.100 m², e o cedeu ao Estado, em regime de comodato, para abrigar a Unidade Policial.

Em dezembro de 2006 foi criada a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) integrada ao Departamento de Operações de Fronteira.

O vereador Coronel Villasanti destacou sua atuação junto a equipe do DOF: “Tive o privilégio no início da década de 2000, de trabalhar no Departamento de Operações de Fronteira, instituição que é referência no policiamento de fronteira e também na integração das Polícias Civil e Militar. É inegável a contribuição da Águia da Fronteira, para a segurança pública do MS, com reflexos para todo o país, principalmente no combate ao narcotráfico. Tenho muito orgulho de ter recebido a Medalha Águia da Fronteira, do Departamento”, relembrou Coronel Villasanti.

Vanusa Menegazzi

Assessoria de Imprensa do Vereador