ícone whatsapp

Vereador Coronel Villasanti visita DEPCA e elogia avanços na rede de atendimento às crianças e adolescentes

19.05.2023 · 1:02 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

O Presidente da Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Coronel Villasanti, visitou nesta quinta-feira, 18/05, o plantão da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) no Centro Integrado de Polícia Especializada (CEPOL) para conhecer as instalações de atendimento para as vítimas de crimes, inaugurada no último dia 3 de maio.

O serviço funciona nos finais de semana, pontos facultativos e plantões noturnos na sede da Delegacia, que atende 24 horas e passou atender como extensão da DEPCA, para atender crianças e adolescentes vítimas de crimes.

“Fomos muito bem recebidos pelos delegados e por todos da equipe, que nos explicaram detalhadamente todo o funcionamento da DEPCA e nos mostraram as instalações modernas, confortáveis e dignas. Quero parabenizar a Polícia Civil nas pessoas do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira e do Delegado Geral Roberto Gurgel de Oliveira Filho, pela preocupação em atender da melhor possível às pessoas que procuram o atendimento do plantão da DEPCA. Gradativamente a nossa Rede de Proteção da Criança e do Adolescente vai melhorando, com o empenho de todos os órgãos e entidades envolvidas. Fico muito feliz em estar vivendo esse momento e ajudando de alguma forma a melhoria da Rede de Proteção”, destacou o vereador Villasanti.

O vereador destacou ainda a importância da Audiência Pública, realizada no dia 15 de fevereiro para agilização da implantação de escuta especializada (exigência da legislação), hoje já uma realidade na DEPCA, que antes funcionava em horário comercial, e desde o início de maio, passou a atender 24 horas.

“A Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente criada pela Câmara para tratar do tema, tem procurado cumprir todas as deliberações da Audiência Pública. E o envolvimento dos diversos atores proporcionará em breve a criação do Centro de Atendimento Integrado, tornando Campo Grande referência no setor. O caminho é continuarmos unidos e perseverantes para melhor proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes”, destacou o vereador Villasanti.

Ontem, 18/05, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Frente de Prevenção a Violência contra Criança e Adolescente, composta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Polícia Civil (SEJUSP), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Defensoria Pública, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ) e Projeto Nova, lançou na Escola Municipal José Rodrigues Benfica, no bairro Amambaí, duas Cartilhas voltadas à prevenção contra a violência e o abuso sexual.

As Cartilhas foram produzidas pelo Tribunal de Justiça (Estrelas na Cabana) em parceria com Projeto Nova e Polícia Civil (Conheça a Foxy) com intuito de informar de maneira lúdica às crianças e adolescentes, sobre situações de abuso, e ampliada à divulgação por meio da instalação de um banner com QR CODE para acesso aos dois materiais, cumprindo mais um item levantado na Audiência Pública, que é de realizar campanhas publicitárias para informação sobre a rede de proteção.

O endereço do plantão da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) – é Rua Soldado PM Reinaldo de Andrade – bairro Tiradentes.

Assessoria de imprensa do Vereador