ícone whatsapp

Vereador Coronel Villasanti entrega Medalha Legislativa “Luta Pela Acessibilidade e Inclusão” à jornalista e estudante paratleta

06.12.2022 · 7:15 · Vereador Coronel Villasanti

Clique na imagem para ver a galeria completa

A jornalista da TV MS Record Ana Paula Cardoso, e o estudante Pedro Emanuel Ferreira da Silva receberam do vereador Coronel Alírio Villasanti nesta segunda-feira (05/12) no Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande – Oliva Enciso, a Medalha Legislativa “Luta Pela Acessibilidade e Inclusão”.

A homenageada Ana Paula Cardoso formou-se em jornalismo em 2006 e atua como repórter e produtora da TV MS Record desde 2007. Em janeiro de 2009 quando estava em férias, sofreu um grave acidente com capotamento, em uma rodovia no estado de Goiás, e em consequência do impacto, teve uma lesão na medula e perdeu a mobilidade do pescoço para baixo, ficando tetraplégica. Depois de quase dois anos de reabilitação, a jornalista retornou ao trabalho na emissora, e sentiu em seu coração a missão de usar o jornalismo para dar voz, visibilidade e representatividade às pessoas com deficiência. O primeiro passo foi ajudar os colegas jornalistas a respeitarem as particularidades de cada deficiência e transtornos. Atualmente é também assessora de imprensa e autora do blog Sigo Rodando, que voltará com tudo em 2023.

Outro homenageado com a Outorga da Medalha Legislativa “Luta Pela Acessibilidade e Inclusão”, foi o estudante de 17 anos, Pedro Emanuel Ferreira da Silva, que nasceu com a síndrome de artrogripose múltipla congênita uma doença rara que acomete as articulações de todo o corpo. Pedro sempre teve o apoio da mãe para vencer as limitações dos movimentos. É excelente aluno e também já participou de Olimpíadas Paratleta, onde sempre alcançou excelentes resultados. Atualmente está terminando o ensino médio e pretende se graduar em psicologia.

O vereador Coronel Alírio Villasanti agradeceu os homenageados, e ressaltou que são exemplos de perseverança e fé ao encarar as limitações e o preconceito, de forma tão positiva. “A Ana e o Pedro são jovens especiais que não se apegam as suas limitações, mas tem como foco as mudanças positivas que podem fazer no mundo, ensinando e acolhendo a maior parte das pessoas que não sabe como lidar e conviver com pessoas que necessitam de acessibilidade. Nosso corpo pode conviver com limitações, mas não pode conviver com a falta de fé, amor e perseverança,  e isso estes dois homenageados distribuem diariamente a todos nós. Gratidão por estarem conosco!”.

Vanusa Menegazzi

Assessoria de Imprensa do Vereador