ícone whatsapp

Pacientes reclamam de maus tratos em postos e Chiquinho Telles pedirá capacitação de funcionários

29.01.2014 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

"Tem paciente rezando para não ficar doente, para não ter que ser mau atendido", contou o vereador. 
 
 
Diante das inúmeras reclamações de usuários que procuram diretamente o vereador Chiquinho Telles (PSD), o parlamentar deve solicitar já no início da atividades parlamentares que novamente seja colocada em pauta a capacitação dos atendentes dos postos de saúde da Capital para que o atendimento humanizado seja uma realidade.
 
“O paciente chega já fragilizado, com dores, e ainda recebe um atendimento grosseiro e com rispidez? Isso é errado, o cidadão está rezando para não ficar doente para não ter que ir ao posto buscar atendimento”, afirmou o vereador.
 
Segundo Chiquinho, o problema foi relatado por uma moradora das Moreninhas que o procurou para contar que teria sido maltratada quando procurou a unidade de saúde num quadro de hipertensão.
 
“Veio uma senhora no meu escritório comunitário dizendo pra encaminharmos ao prefeito que ele faça curso de capacitação aos atendentes dos postos de saúde, pois foi tratada como um animal em uma dessas unidades dia desses, disse ainda que foi embora pra casa com a pressão mais alta do que quando chegou ao posto de tanta raiva que passou”, narrou ele sobre o episódio.
 
De acordo com o parlamentar a cidadã ponderou que nem todos são assim brutos, mas que a boa parte não está sabendo atender quem precisa de ajuda. “Segundo o que ela me contou, muitos são despreparados para atender pessoas que vão à procura de atendimento e disse que reza pra não ficar doente em campo grande. Triste isso. Vamos pedir isso ao prefeito, e ao secretário de saúde do município para que essa situação seja sanada”, garantiu.
 
Ao publicar a declaração o vereador recebeu outros depoimentos descontentes sobre o atendimento recebido. “Fui com meu filho cadeirante com 39 graus de febre e um enfermeiro disse que só se caso ele piorasse iria passar ele na frente e ainda me disse que não era pra atrapalhar a conversa dele no telefone”, contou Graziany Faria sobre a busca por atendimento para a o filho.
 
De acordo com Graziany, diante disso, quem estava no local se revoltou ao ver a situação.   “Meu filho estava muito mal e eu chorando muito porque estava sendo negado o atendimento a ele e ai quando viram que meu filho tava mesmo mal passaram ele rapidinho ao médico”, contou ela narrando outros constrangimentos ao ouvir conversas pessoais de quem estava prestando atendimento.
 
Chiquinho que faz parte da Comissão de Saúde da Câmara reiterou que vai enviar ofício ao secretário Ivandro da Fonsceca e que também vai voltar a falar do assunto na tribuna. “Já fizemos inclusive audiência pública sobre isso, então tem que ser também na prática”. 
 
Liziane Berrocal 
Assessoria de Imprensa do Vereador