10.02.2014 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles
Diante das denúncias e reclamações sobre cobranças de taxas e de ligação da rede de esgoto feita pela concessionária Águas Guariroba, o vereador Chiquinho Telles (PSD) promove no próximo dia 18 audiência pública para debater o assunto e buscar não só uma resposta quanto um entendimento da empresa para os valores cobrados.
“É uma situação que tem deixado famílias em desespero, já que a água é serviço essencial para todas as famílias, toda pessoa precisa, necessita desse serviço para viver. São taxas consideradas muito altas para quem vive de salário mínimo, para quem vive de aposentadoria, como é o caso das pessoas que nos procuraram. Inclusive há abaixo assinado com duas mil assinaturas de moradores reclamando da taxa”, enumerou o vereador justificando a realização da audiência pública.
A empresa também foi contestada pela Defensoria Pública do Estado que acionou a Água para que a cobrança da taxa de R$ 530 não fosse mais feita aos consumidores. O valor é cobrado apenas em Campo Grande.
“Precisamos de uma resposta, pois o contribuinte não pode pagar duas vezes pelo mesmo serviço e nem uma taxa tão onerosa de 70% que é o valor da taxa de esgoto, além de outros questionamentos como a questão da taxa mínima e multas cobradas na Capital”.
Além da população em geral foram convidados para participar da o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, um representante da defensoria pública do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), um representante do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), o presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros), Leandro Provenzano, e a diretora-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Ritva Vieira.
Liziane Berrocal
Assessoria de Imprensa do Vereador