ícone whatsapp

Presidente Carlão destaca campanha da Câmara na luta contra o mosquito transmissor da dengue

08.02.2023 · 12:42 · Vereador Carlão

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, destacou a campanha da Casa de Leis na luta pela conscientização da população contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Carlão ressaltou que está informando nas redes sociais da Câmara e demais canais de comunicação, a importância da união de todos para manter os quintais e terrenos limpos, evitando focos de proliferação do mosquito.

“A dengue pode matar, é uma doença que precisa ser evitada. Estamos vivenciando uma temporada de muita chuva e a água parada é onde o mosquito se reproduz. Se todos nós nos unirmos contra esse acúmulo de água, adotando medidas para evitar essa situação, como o acúmulo de lixo, vamos conseguir vencer o mosquito. Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também transmite chikungunya e zika vírus. Também reforçamos os pedidos de borrifação ultra baixo volume (UBV) – conhecido como Fumacê. Estamos pedindo à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) que as equipes estejam circulando em todas regiões da cidade”, afirmou Carlão.

As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informaram que circulam das 16h às 22h. Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos. O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

Medidas preventivas – Mantenha as calhas dos telhados sempre limpas e não deixe água acumulada nas lajes. Mantenha a caixa d’água bem fechada. Vire as garrafas e elimine as tampinhas ou recipientes que possam acumular água. Guarde pneus, plásticos ou qualquer objeto que acumule água em local aberto. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Mantenha seu terreno sempre limpo e não jogue lixo em terrenos baldios. Encha de areia os pratos de plantas.

Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador