Para vereador Carlão, remoção das famílias da Cidade de Deus para área sem qualquer infraestrutura é absurda
11.03.2016 · 12:00 · Vereador Carlão
Para o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) a remoção das famílias da favela Cidade de Deus, nas proximidades do lixão, realizada pelo prefeito Alcides Bernal no inicio desta semana, é absurda e deixa óbvia a falta de planejamento habitacional da atual gestão. Carlão afirmou que é um retrocesso e desrespeito à lei remover famílias apenas entregando um ‘kit barraco’ e mudando o problema de lugar. O parlamentar foi secretário municipal de Assuntos Fundiários, na gestão do prefeito Juvêncio César da Fonseca, na década de 90, e já naquela as remoções eram para locais onde havia estrutura mínima e unidades habitacionais.
“É um verdadeiro retrocesso porque atuo neste setor há mais de 30 anos e desde 1989 não se realizavam remoções em Campo Grande para áreas sem unidades habitacionais já construídas. Estamos voltando no tempo. Existe Fundo de Urbanização de Áreas Faveladas (Funaf), criado em meados dos anos 90 e atualmente deve ter pelo menos R$ 2,5 milhões em caixa. O dinheiro é justamente para o trabalho de remoção de famílias e o chamado desfavelamento. Para ser empregado na viabilidade de uma política habitacional. Queremos saber o que estão fazendo com estes recursos? Porque estas famílias estão sofrendo este desrespeito?”, disse.
O vereador Carlão também lembrou que o próprio Dom Antonio Barbosa, bairro nas proximidades da Cidade de Deus, e a favela Verdes Mares, foram retiradas com melhores condições para os moradores. Ele destacou a existência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no ano passado entre o Ministério Público, Tribunal de Justiça e a Prefeitura, intermediado pela Câmara para que a remoção fosse realizada para uma área com infraestrutura e um residencial adequado a necessidades das famílias. Na Cidade de Deus vivem em torno de 400 famílias. Parte já foi removida para área no bairro Vespasiano Martins, mas o terreno alagou com as chuvas desta semana.
Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador