Carlão prioriza inclusão de portadores de deficiência visual e quer contas em braille
06.09.2013 · 12:00 · Vereador Carlão
Dedicado em proporcionar mais inclusão social às minorias o do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) apresentou o Projeto de Lei Nº 7.467/13 que “dispõe sobre o direito das pessoas com deficiência visual de receberem os boletos para pagamento de IPTU, Água e Esgoto, confeccionados em sistema BRAILLE”. A matéria já passou com parecer favorável em várias comissões da Casa, inclusive pela Comissão Permanente de Constituição Justiça e Redação (CCJR) e deve ser pautado para votação nas próximas semanas.
Conforme a justificativa do vereador, o projeto de lei visa garantir aos consumidores o direito à informação adequada e clara para todas as pessoas, mesmo as que possuem algum tipo de deficiência.
“O sistema Braille corresponde ao único método eficaz de comunicação escrita para os indivíduos portadores de deficiência visual, e é existe uma necessidade urgente de medidas que promovam a acessibilidade desses, principalmente em contas que se referem a dados provenientes de seus gastos mensais nas contas de prestação de serviços públicos, sem a necessidade de auxílio de terceiros. Já consegui garantir interpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) nos eventos da Câmara e da Prefeitura e nas UPAS. Agora a luta é em favor dos portadores deficiência visual”, detalhou.
Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador