Carlão cobra do prefeito uma política de inclusão habitacional e regularização fundiária
05.03.2013 · 12:00 · Vereador Carlão
O vereador Carlos Augusto Borges (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira (05.02) para manifestar sua indignação contra declarações do prefeito Alcides Bernal que disse à imprensa que desaprova o Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social, que rege a concessão dos benefícios às empresas) aprovado no fim do ano passado pela Câmara. O vereador advertiu que caso o prefeito realmente faça alterações no Prodes, respeite as regras de inclusão social.
“Apresentei o projeto Lei Complementar 219/09 que incluiu no Prodes a clausula que a quantidade de empregos oferecidos a trabalhadores residentes no município deve reservar percentual de 10% para portadores de necessidades especiais, 15% para trabalhadores acima de 40 anos, 20% das vagas para jovens trabalhadores iniciantes. Já estou avisando que se ele retirar essas regras do Projeto, não votarei favorável. Porque estou em defesa dos interesses da população, principalmente dos pobres que precisam de leis que garantam essas inclusões. E essa história dele avisar que vai falar o nome dos que não concordam com ele, adianto que meu nome é Carlão e não concordo com essa alteração”, afirmou.
Carlão voltou a declarar que em mais de 30 anos de trajetória política nunca viu ninguém que conseguisse governar sem buscar o relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo. Outro ponto defendido pelo vereador foi a regularização fundiária das áreas publicas. Seu discurso foi aparteado pelos vereadores Siufi, Paulo Pedra, Chiquinho Teles e Edil Albuquerque, todos corroborando com as palavras do vereador Carlão.
“Tenho que admitir que pouco se fez na regularização fundiária nos últimos quatro anos, apesar de minha veemente defesa nesta Casa. Mas minha esperança e trabalho é para que a situação seja resolvida. Peço ao prefeito que busque resolver as irregularidades, mas não penalize a população carente. Gente humilde há mais de 20 anos residem em áreas irregulares e agora estão sendo despejados. Não sou favorável as novas invasões, mas tirar as pessoas do lugar onde moram a vida toda, onde criaram suas famílias por ineficiência do processo de regularização é injusto e desumano. O prefeito precisa fazer uma política de inclusão e justiça habitacional e neste sentido estarei pronto para ajudar. Vamos regularizar as áreas publicas e passar
a arrecadar os mais de 300 mil mensais que o Executivo deixa de lado pela falta das regularizações”, destacou.
Na sequência do discurso do vereador Carlão, o vereador Zeca do PT apresentou requerimento pedindo que a prefeitura encaminhe à Câmara lista com o histórico das doações das áreas públicas de Campo Grande dos últimos 16 anos. Zeca destacou que após analise da Casa as informações poderão ser debatidas em audiência publica. Tudo para que a bandeira da regularização fundiária seja defendida e discutida.
Janaína Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador